Vidroplano
Vidroplano

Novo edifício na Faria Lima tem fachadas de controle solar

28/01/2021 - 11h10

Ao custo de R$ 1,2 bilhão, o recém-finalizado Birmann 32 se torna um novo marco da arquitetura corporativa na região da Faria Lima, um dos principais centros financeiros de São Paulo e um dos mais importantes do Brasil. Fugindo da estética com fachadas de vidros refletivos, tão característica nesse tipo de empreendimento, o prédio aposta em insulados de controle solar para oferecer, ao mesmo tempo, conforto térmico e transparência aos seus usuários.

Ficha técnica
Autor do projeto: Pei Partnership Architects
Local: São Paulo
Conclusão: 2020

 

Formas angulares
Com 125 m de altura e 25 andares, o edifício está rodeado por uma grande praça, aberta ao público, de 8 mil m². Vários espaços de interação estão presentes ali, incluindo uma escultura de baleia em tamanho natural e um teatro com capacidade para 500 a 800 pessoas – pode ser reconfigurado de acordo com o evento da vez. Isso reflete a vontade do arquiteto Chien Chung Pei, do escritório Pei Partnership Architects, de integrar a obra à cidade, além de qualificar seu entorno. “A maioria dos prédios em São Paulo é fechada, com cercas ou muros. Nossa proposta não é só abrir, mas também tornar todos bem-vindos”, explica Rafael Birmann, diretor da incorporadora Faria Lima Prime Properties. “Nossa praça vai ter cadeiras soltas, programação, ativação, lugar para se sentar ao Sol e comer um sanduíche e será um lugar agradável para as pessoas.”

 

vidro-em-obra2

 

A inspiração veio da Grã-Bretanha, mais precisamente da região da Canary Wharf, na cidade de Londres, que compreende edifícios comerciais em um ambiente propício à circulação da população. “Mexer com o conceito de tudo, transcender ferro e concreto e buscar o significado de um espaço para as pessoas e para a cidade: esse foi o grande desafio e o mais satisfatório”, comenta Birmann.

 

Um novo paradigma
Até para estar alinhado com a questão da integração dos ambientes, um dos objetivos da obra era deixar de lado os vidros espelhados, optando por uma fachada com maior transparência. Por isso, optou-se por insulados com peças de controle solar Neutral Plus 50, da linha SunGuard High Performance, da Guardian, processadas pela GlassecViracon, que proporcionam transmissão de luminosidade de 50% e redução de 60% da entrada de calor.

 

vidro-em-obra3

 

Fachadas desse tipo são tendência cada vez maior em edifícios de escritórios, pois elas se tornam elementos essenciais para que os prédios sejam mais eficientes energeticamente, gastando menos eletricidade. A prova disso está na pré-certificação Leed Platinum, outorgada a projetos sustentáveis, recebida pelo Birmann 32 antes mesmo do término da construção. O prédio conta ainda, entre outros sistemas, com tratamento de água e esgoto com reúso, assim como reciclagem de 100% dos resíduos sólidos. A preocupação com a sustentabilidade foi tamanha que Rafael Birmann afirma que o design sempre esteve sujeito às condições técnicas de transmissão de calor e de transparência: “Ao usar insulados, conseguimos atender com margem todos os requisitos”.

 

Metamorfose: ao longo do dia e dependendo da quantidade de luz solar, o prédio fica mais ou menos transparente

Metamorfose: ao longo do dia e dependendo da quantidade de luz solar, o prédio fica mais ou menos transparente

 

Especificação técnica
Vidros da fachada: peças de controle solar Neutral Plus 50, da linha SunGuard High Performance (Guardian)
Processadora: GlassecViracon
Desenvolvedora da estrutura da fachada: Itefal
Perfis de alumínio: Aura System (desenvolvimento) e Tera Metais (fabricação)

Este texto foi originalmente publicado na edição 577 (janeiro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters