Vidroplano
Vidroplano

Conheça as ações da Abravidro para os vidraceiros

26/05/2022 - 17h11

O Dia do Vidraceiro é comemorado no dia 18 de maio. A data dedicada a esses profissionais é mais que merecida. São eles os responsáveis por um papel muito importante na cadeia vidreira nacional: o elo entre a nossa indústria e o usuário final dos vidros.

A Abravidro, historicamente, é reconhecedora do valor dos vidraceiros para o desenvolvimento do setor como um todo. Por isso, sempre pensou e desenvolveu diversas ações voltadas especificamente para o dia a dia desses profissionais. Que tal repassar as principais iniciativas da associação e os benefícios que cada uma delas traz? Confira!

#TamoJuntoVidraceiro
A campanha #TamoJuntoVidraceiro tem por objetivo conscientizar os processadores sobre as boas práticas que eles devem ter com os vidraceiros em relação ao cumprimento das normas técnicas, atendimento, política comercial e orientações técnicas. A ideia é reforçar a parceria entre esses dois elos – daí o nome “#TamoJuntoVidraceiro”, escrito com uma hashtag, além de a logomarca da campanha ser um aperto de mãos, simbolizando compromisso e responsabilidade.

No lançamento da campanha, o presidente da Abravidro, José Domingos Seixas, enfatizou a importância da aliança entre processadores e vidraceiros: “Para a Abravidro, sempre foi claro que o desenvolvimento do setor vidreiro só é possível e sustentável se todas as partes crescerem juntas. Se um grupo é deixado de lado, isso acaba impactando os outros. Assim, sempre trabalhamos para aproximar todos os elos da cadeia vidreira, e a #TamoJuntoVidraceiro representa um passo novo e fundamental nessa direção”, afirmou ele na ocasião.

A campanha foi elaborada em conjunto com vidraceiros e, além de buscar contribuir com o desenvolvimento do mercado de forma sustentável, ela também foi planejada como uma forma de divulgar o conhecimento sobre as normas técnicas, tanto para os processadores como para os vidraceiros. Todos esses pontos estão presentes nos materiais de apoio: basta fazer o download no site da Abravidro e imprimir.

Tabela Que vidro usar?: pensada para consultas rápidas, ela indica os vidros que podem – e os que não podem – ser utilizados nos diferentes tipos de aplicações, como fachadas, guarda-corpos e coberturas;

tamo-junto-vidraceiro

 

Cartilha Aplicação do vidro na construção civil: bastante útil para vidraceiros e especificadores, ela apresenta dados sobre os principais tipos de vidro e suas aplicações, conforme as determinações da norma ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações;

 

Boas práticas para processadores de vidros: esse material, para os processadores, indica as boas práticas que eles devem manter no relacionamento com os vidraceiros. Entre as orientações estão a de que os processadores devem ter uma política comercial, com preços diferenciados e que não gere concorrência com os vidraceiros, além de sempre oferecer atendimento de qualidade, cumprindo os prazos e condições combinados.

Three dimensional image of computer

 

De Olho no Boxe
O programa De Olho no Boxe foi desenvolvido para levar conhecimento técnico sobre a norma ABNT NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança tanto para vidraceiros como para consumidores, de forma fácil de entender.

 

São muitas as maneiras pelas quais o De Olho no Boxe ajuda o vidraceiro. Além de orientá-lo sobre os cuidados que devem ser tomados na instalação dos boxes de banheiro, também chama a atenção para a necessidade da manutenção preventiva do produto a cada doze meses: a divulgação dessa informação ao público incentiva o usuário do produto a procurar a vidraçaria periodicamente para realizar esse serviço – oportunidade em que sua equipe pode aproveitar para apresentar novidades e fazer novos negócios.

O site do De Olho no Boxe permite acessar duas páginas diferentes, uma para vidraceiros e outra para consumidores finais. Na página para vidraceiros, há uma série de seções que permitem, entre outras coisas:

– Cadastrar sua vidraçaria no site do programa para que, sempre que um consumidor procurar fornecedores de boxes ou buscar manutenção preventiva, ele poderá encontrar os contatos de sua empresa;

– Ter acesso a dicas de instalação e manutenção preventiva, com um passo a passo montado de acordo com as determinações da ABNT NBR 14207;

– Conhecer os modelos de boxe e tipos de vidro permitidos;

– Conferir as oportunidades de qualificação para a instalação de boxes disponíveis pelo Brasil;

– Fazer o download gratuito de materiais exclusivos do programa, como cartaz, fôlder, planilha de controle e checklist de manutenção, e especialmente o Manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro – este pode e deve ser baixado pelo vidraceiro e entregue ao cliente, como a norma orienta.

Para sua vidraçaria
A própria editoria de O Vidroplano que você está lendo neste instante faz parte das ações da Abravidro pensadas para os vidraceiros de todo o Brasil! Como os leitores da revista bem sabem, as reportagens da seção “Para sua vidraçaria” apresentam novas ideias para que sua empresa leve sempre produtos e serviços de qualidade e com maior variedade de opções para seu cliente. Dessa forma, ela busca ajudar os vidraceiros a focar na qualidade e diversidade de produtos e serviços oferecidos ao cliente, permitindo assim que eles se destaquem da concorrência e obtenham melhores resultados no final do mês.

parceiros-siteVale destacar que as reportagens dessa editoria costumam figurar entre os conteúdos mais lidos no site da Abravidro.

 

 

 

Vídeos informativos
O canal da Abravidro no YouTube conta com a série de vídeos Dicas da Abravidro, com informações que facilitam o dia a dia do seu trabalho. Os vídeos são curtos, rápidos de assistir e vão direto ao ponto, trazendo dicas para instalação de pisos e portas de vidro, fechaduras, boxes de banheiro e envidraçamento de sacada, além de orientar como trabalhar com segurança e indicar os cuidados para a limpeza do nosso material.

vídeos-site

 

Vale a pena conferir também as explicações da coordenadora técnica da Abravidro, Vera Andrade, nos vídeos da série Papo com o Vidraceiro, que também tratam sobre temas ligados ao dia a dia desses profissionais.

Prática recomendada
Há também ações da Abravidro que, embora não pensadas especificamente para os vidraceiros, acabam beneficiando esses profissionais.

Um desses casos é a elaboração da ABNT PR 1010 — Aplicação e manutenção de vidros na construção civil, primeira prática recomendada (PR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) voltada para o vidro e para o setor da construção civil. O desenvolvimento desse documento é uma iniciativa da Abravidro, em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro).

Com uma linguagem mais simples e acessível, além de trazer fotos e ilustrações que facilitam a compreensão do seu conteúdo, essa prática recomendada é mais um importante material de apoio que o vidraceiro pode usar para trabalhar em conformidade com as normas técnicas e explicar ao cliente a especificação dos vidros corretos na hora de fechar a venda. “A experiência que tivemos com a campanha #TamoJuntoVidraceiro e o programa De Olho no Boxe nos mostra o quanto materiais que contenham informações de fácil entendimento facilitam o trabalho dos vidraceiros, deixando-os mais preparados para as argumentações de vendas de vidros mais seguros e que agregam mais benefícios”, observa Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro.

E sua vidraçaria nem precisa pagar para ter acesso à ABNT PR 1010: ela pode ser baixada gratuitamente no site da ABNT!

Crédito da imagem de abertura: Cris Martins

Este texto foi originalmente publicado na edição 593 (maio de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters