Gangorra todo mundo conhece. Mas a gangorra da dupla Grenal é uma expressão utilizada pelos gaúchos, que expressa o histórico de participação dos clubes futebolísticos do Rio Grande do Sul no campeonato nacional. Isso porque os dois principais times do Estado nunca estão com igual desempenho no certame: quando um está no topo, o outro está com rasa pontuação na tabela, e vice-versa, frequentemente se alternando nesse desempenho.
Lembrei-me disso ao pensar no comportamento dos preços do vidro plano no Brasil. Nos últimos dois anos, tivemos alguns reajustes pelas usinas que, na sequência, não se confirmaram. Em junho último, por exemplo, os preços de mercado estavam inferiores aos praticados antes do aumento ocorrido em janeiro.
E, agora, ouvimos falar em concessão de descontos na matéria-prima e boatos de valores no mercado já abaixo do aumento mais recente (de julho) – o que não surpreende ninguém e demonstra que, ou não havia necessidade, ou não haveria condições de sustentar mais esse último reajuste. E quando os relatos envolvem supostamente até mesmo quem puxou o aumento da matéria-prima, tudo fica ainda mais decepcionante.
Essa instabilidade torna mais difícil a gestão dos negócios. E, pior: tira a nossa credibilidade. A cada novo anúncio de aumento, nossos clientes afirmam que “não vai pegar”.
Todo segmento necessita de gestão fundamentada (com todo o significado dessa palavra) e profissional à altura dos profissionais que estão à frente das empresas – e que seus “transatlânticos”, ao corrigir suas rotas, não voltem continuamente às rotas anteriores. Caso contrário, teremos um ciclo vicioso eterno, no qual todos conhecemos os capítulos e o resultado.
Esse certamente será um dos assuntos nos corredores do maior evento do setor vidreiro em 2025: a Glass South America, de 3 a 6 de setembro. A feira, que é o ponto de encontro de nossa cadeia, reunirá mais de cem expositores e milhares de visitantes para conferir o que há de melhor em nosso segmento em termos de produtos, serviços e tecnologia. Os temas do momento estarão em pauta na Arena de Conteúdo e também no palco do Encontro de Associados da Abravidro, marcado para o dia 5 de setembro.
Reforço aqui meu convite aos colegas dos diversos elos da cadeia vidreira para que estejam conosco na Glass South America – este ano, ela estreia sua casa nova, o Distrito Anhembi. A Abravidro estará presente, como sempre, com um estande para receber a todos, além de coorganizar a 2ª edição do Prêmio Abravidro Glass South America, o Vidro em Ação e a programação na Arena de Conteúdo. Nos vemos na Glass!
Rafael Ribeiro
Presidente da Abravidro
presidencia@abravidro.org.br
Foto: Marcos Santos