Passadas as festas de fim de ano e as férias, para quem as tirou, é hora de dar início aos trabalhos de 2026. No entanto, é preciso estar atento às medidas publicadas no apagar das luzes do ano passado: renovação do aumento da alíquota do Imposto de Importação do float incolor; publicação de medida semelhante referente aos laminados; e também a aprovação do direito antidumping do float para vidros importados da Malásia, Paquistão e Turquia, cuja investigação se estendeu por dezoito meses.
Para entender melhor os impactos das importações e a performance do setor no ano passado, damos início à apuração dos dados da edição 2026 do Panorama Abravidro, tradicional estudo econômico realizado pela Abravidro desde 2012. Reforço aqui o convite aos colegas vidreiros para que participem da pesquisa. O Panorama é uma ferramenta importante para a gestão de nossas empresas, permitindo-nos comparar resultados com a média do mercado, e também uma bússola para as ações estratégicas da entidade em prol do desenvolvimento do mercado – além de ser um importante instrumento para as ações de defesa de interesse do segmento.
As expectativas por um ano de melhores resultados, mais demanda pelo nosso material e um mercado mais saudável são grandes, mas não podemos esperar que simplesmente tudo caia do céu. É fundamental que façamos a nossa parte!
Nesse sentido, a Abravidro publicou em janeiro o Guia de melhores práticas do setor vidreiro, documento com recomendações de medidas que podem ser adotadas individualmente pelas empresas dos diversos elos da cadeia para promover um mercado mais saudável. O guia é resultado do esforço do Grupo de Trabalho Concorrencial da associação, tendo sido elaborado a partir da análise dos principais problemas que as empresas vidreiras enfrentam em seu dia a dia. O texto navega por temas como conformidade técnica; cadastro de empresas; definição de Cnaes e atividades declaradas; capacidade operacional e financeira; transporte e logística; e planejamento tributário. O documento busca chamar a atenção das companhias para esses assuntos, visando a proporcionar um ambiente de negócios mais forte.
Como você pode ver, começamos o ano a pleno vapor e vamos seguir nesse ritmo nas diversas frentes em que atuamos. Conte com a Abravidro para um 2026 de muito trabalho pelo setor vidreiro no Brasil!
Rafael Ribeiro
Presidente da Abravidro
presidencia@abravidro.org.br
Foto: Marcos Santos







