No apagar das luzes

Rafael Ribeiro analisa o que esperar para 2026
Editorialreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.

Chegamos ao final de mais um ano. Nem percebemos, pois 2025 passou voando! Foi um período repleto de atividades aqui na Abravidro e de desafios para o setor vidreiro nacional. E se você quer relembrar tudo que vivemos nos últimos doze meses, fica aqui o convite para ler a matéria de retrospectiva desta edição de O Vidroplano. Além disso, temos uma novidade: o Relatório de Atividades, que passa a ser publicado anualmente para ampliar ainda mais a visibilidade de nossas ações.

E o que esperar de 2026? Eu já havia comentado aqui no mês passado que não será um ano qualquer: teremos eleição para presidente, governadores, deputados federais e senadores. Embora a gente só vá às urnas em outubro, as agendas públicas já estão muito pressionadas pela corrida eleitoral. Teremos também, nos meses de junho e julho, a Copa do Mundo, desta vez com mais times e, portanto, mais longa – o que, juntamente com os muitos feriados, trará impactos no número de dias trabalhados e na produtividade de nossas empresas.

A atividade econômica do Brasil continua a demonstrar sinais de desaceleração e a taxa de juros permanece em níveis altamente restritivos, o que tem impactado as projeções do PIB. Apesar disso, a Fiesp, que previa um crescimento de 1,7% para o PIB da construção em 2026, já sinaliza que o número pode ser maior com as medidas de estímulo recém-anunciadas pelo governo federal — como a ampliação dos recursos destinados ao programa Minha Casa, Minha Vida e o Reforma Brasil, linha de crédito com juros baixos destinada à reforma de residências.

Como opinião pessoal, penso que o governo federal promoverá medidas de favorecimento da atividade econômica, já que precisa de popularidade em um ano de eleições… Mas a conta virá depois. Outro tema que também vai requerer a atenção de todos é o início da vigência da Reforma Tributária.

A agenda de 2026 promete ser intensa. O certo é que a Abravidro vai ter mais um ano cheio de ações voltadas ao desenvolvimento do mercado e de seus associados.

Continue a leitura após a publicidade
Publicidade