No começo de outubro, o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) iniciou os trabalhos para a elaboração de uma emenda para a norma ABNT NBR 14697 — Vidro laminado. O objetivo do trabalho é deixar o conteúdo do documento mais claro e completo para os ensaios do material.
Novos requisitos
Vidros termicamente tratados, como o temperado e o termoendurecido, podem ser utilizados na composição de um laminado – dessa forma, um dos objetivos da emenda é ajustar alguns requisitos de avaliação levando em conta as atualizações feitas na nova versão da norma para temperados (a ABNT NBR 14698 — Vidro temperado), publicada este ano pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isso deve ocorrer principalmente em relação às questões de empenamento, especialmente no caso de laminados compostos de vidros termicamente tratados.
Sem espaço para dúvidas
Outro ponto de destaque na elaboração da emenda diz respeito aos requisitos e métodos de ensaios para os laminados, a fim de evitar qualquer dúvida em relação aos procedimentos para realização dos testes e à interpretação dos resultados obtidos. Esses ajustes devem contribuir para o processo de certificação do material, lançado em março deste ano pelo Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação (Ibelq), após receber acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Assim como para a de temperados, a Abravidro oferece consultoria (presencial ou online) a fim de ajudar as beneficiadoras interessadas a se preparar para receber a certificação dos laminados: mais informações podem ser obtidas entrando em contato pelo telefone (11) 3873-9908 ou e-mail esilva@abravidro.org.br.
Como participar
As reuniões do ABNT/CB-37, incluindo as destinadas à elaboração da emenda para a ABNT NBR 14697, são abertas a todos os interessados. Para participar, basta enviar um e-mail para cb37@abnt.org.br comunicando seu interesse em acompanhar as reuniões: dessa forma, você passará a receber os convites com as informações de cada encontro — data, horário, pauta da discussão e o link para a reunião.
Foto: Cris Martins








