Vidroplano
Vidroplano

ABNT/CB-37 trabalhou a todo vapor em 2022

02/02/2023 - 16h10

O ano passado foi um período bastante movimentado no que diz respeito aos trabalhos que envolveram o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), sediado na Abravidro. Confira a seguir quais projetos de normas vidreiras andaram durante 2022.

Concluídos
Em maio, a ABNT publicou a norma ABNT NBR ISO 9050 — Vidros na Construção Civil – Determinação de luz, transmissão direta solar, transmissão total de energia solar e propriedades relacionadas ao vidro, que trata sobre os requisitos de transmissão luminosa do vidro. O documento especifica os métodos para determinar a transmissão de luz e energia da radiação solar para aberturas envidraçadas na construção civil.

O comitê participou da Comissão de Estudo de Eficiência Energética e Desempenho Térmico nas Edificações do ABNT/CB-002 com a missão de avaliar a tradução da ISO 10077 — Desempenho térmico de janelas, portas e persianas – Cálculo da transmitância térmica. Enquanto a Parte 1 da norma foi publicada em novembro, a análise da segunda parte também já foi concluída e está sendo preparada para envio à consulta nacional (veja mais sobre esse projeto clicando aqui).

Em andamento
A revisão da ABNT NBR 14698 — Vidro temperado segue a todo o vapor. Está sendo discutida a questão dos requisitos de furação e fragmentação.

Em outubro, os trabalhos da comissão na revisão da norma ABNT NBR 14697 — Vidro laminado foram finalizados. O novo texto estava em consulta nacional e deve ser publicado em breve.

Foto: romaset/stock.adobe.com

Foto: romaset/stock.adobe.com

 

Participação ativa
No intuito de favorecer o comércio de componentes para automóveis entre o Brasil e a Argentina, o ABNT/CB-37 foi convidado a integrar o grupo que atuou na avaliação da normalização e regulamentação desses itens, uma vez que o vidro figurou entre os elementos contemplados.

Outro ponto que vale o destaque é a participação do comitê em comissões de estudos do Comitê Brasileiro da Construção Civil. Entre outros projetos, houve a colaboração para trabalhos como os referentes à eficiência energética, assim como a atuação em outras comissões:

  • Comissão de Estudos de Garantia nas Edificações, cuja norma foi publicada em dezembro;
  • Comissão de Estudos de Iluminação Natural, que está revendo a ABNT NBR 15215 — Iluminação natural e aprovou os textos das Partes 3 e 4 para envio à consulta nacional;
  • Revisão da ABNT NBR 9077 — Saídas de Emergência, cujo texto estava em consulta nacional, será feita a reunião de análise dos votos em fevereiro/23;
  • Revisão da ABNT NBR 6123 — Forças devidas ao vento, cujo texto está sendo preparado para consulta nacional.

Além dos projetos citados, coube ainda ao ABNT/CB-37 a missão de atuar nos trabalhos do Comitê Brasileiro de Esquadrias, Componentes e Ferragens em Geral (ABNT/CB-248), que publicou a Parte 7 da ABNT NBR 10821 — Ensaios de fachadas in loco, bem como participações dentro do comitê de revisão da ABNT NBR 14718 — Guarda-corpos para edificações e da Comissão de Estudos Especial – CEE 249 – Inspeção predial.

Este texto foi originalmente publicado na edição 601 (janeiro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Magnetu/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters