Abravidro participa do 18º VidroSom e debate o silêncio nas edificações

Clélia Bassetto ministrou palestra com foco nas principais atualizações da ABNT NBR 7199
Cursos e eventosreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Abravidro participa do 18º VidroSom e debate o silêncio nas edificações

A 18ª edição do Seminário Soluções Acústicas em Vidro (VidroSom) foi realizada pela Universidade do Som no dia 12 de setembro, em Florianópolis, com organização da Ópera Marketing. Este ano, o tema do evento – organizado dentro do 14º Salão da Indústria de Esquadrias e Vidro (Saie Vetro), no CentroSul – foi Silêncio Sustentável nas Cidades Inteligentes.

O 18º VidroSom reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais da indústria para discutir soluções acústicas inovadoras voltadas à construção urbana resiliente. A Abravidro foi responsável por uma das palestras do evento, ministrada por Clélia Bassetto, analista de Normalização da entidade vidreira. Clélia abordou as principais alterações da ABNT NBR 7199 – Aplicações de vidros na construção civil – Requisitos, cuja versão atualizada foi publicada este ano, destacando a alteração nas regras para portas, bem como a inclusão de requisitos especiais para locais de alta concentração de público – como shopping centers, aeroportos e salões de festa – e espaços que abrigam pessoas vulneráveis, como idosos, crianças ou pessoas com necessidades especiais, como escolas, hospitais, asilos, creches entre outros.

A analista de Normalização da Abravidro também falou sobre a inclusão da obrigatoriedade de que os vidros aplicados em áreas a uma distância de até 1,50 m de escadas e rampas sejam de segurança, a fim de aumentar a proteção para essas áreas onde podem acontecer quedas. 

Continue a leitura após a publicidade

Clélia explicou ainda que houve toda uma preparação prévia por parte do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), sediado na Abravidro, para as reuniões da Comissão de Estudos responsável pelos trabalhos de atualização da ABNT NBR 7199. A intenção era buscar embasamento técnico e normativo para as propostas de emenda, ressaltando que o objetivo principal era o aumento da segurança nas aplicações de vidro – foi alcançado.

A programação contou, ainda, com apresentações de Edison Claro de Moraes (presidente do Conselho da ProAcústica), Fernando Westphal (professor e consultor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), Michele Gleice (diretora técnica do Instituto Tecnológico da Construção Civil – Itec), Nilson Vianna (coordenador de Mercado da Cebrace), da engenheira Priscila Andrade e de Fabrício Lucchesi (CEO da Hygge).

Foto: Divulgação Abravidro

Publicidade