Vidroplano
Vidroplano

Ala de aquário nos EUA segue conceitos da arquitetura orgânica

19/09/2019 - 10h17

A cidade de Long Beach, no Estado da Califórnia, tem algumas das praias mais visitadas da região. E um pouco das cores e formas do fundo do mar agora está presente na nova ala do Aquarium of the Pacific. O espaço, inaugurado em maio deste ano, tem fachada com laminados triplos que segue os conceitos da arquitetura orgânica, conhecida por reproduzir aparências encontradas na natureza por meio de formatos suaves e arredondados.

Ficha técnica
Autor do projeto: escritório de arquitetura EHDD
Local: Long Beach, Estados Unidos
Conclusão: maio de 2019

Visões do Pacífico
Chamada Pacific Visions, a ala tem dois andares e é totalmente envolvida por vidro, contendo um total de 1.672 m² de nosso material. Segundo Katherine Miller, sócia do escritório EHDD, responsável pelo design da obra, o envidraçamento propõe-se a evocar o oceano: “A forma biomórfica de toda a estrutura tem o objetivo de encorajar interpretações diferentes, fazendo referência tanto a criaturas marinhas microscópicas como a colossais”.

Logo no começo do projeto, foram estabelecidas três características que a fachada precisaria ter: profundidade, variabilidade e luminosidade. “Pelo fato de esse edifício ser principalmente um teatro, não podíamos permitir que luz alguma penetrasse o espaço. No princípio, consideramos materiais opacos tais como alumínio e aço inoxidável. Contudo, essas superfícies não tinham a vivacidade que estávamos procurando”, comenta Katherine.

Aquarium of the Pacific (1)

Reflexos múltiplos
Todos os painéis de laminados triplos possuem o mesmo tom de azul — na verdade, somente a chapa do meio é nessa cor: a externa, por ser extra clear (com baixo teor de ferro), é incolor e mais transparente que a comum, tendo ainda tratamento acidato; já a interna ganhou revestimento espelhado. Graças a essa mistura de especificações, dependendo do ângulo em que se olha, a luz do Sol é refletida pelas peças de forma diferente, fazendo com que toda a estrutura pareça viva, com múltiplas cores e em constante movimento — assim como o fundo do mar. Uma iluminação especial mantém esse efeito mesmo após escurecer.

Ao todo, são 839 painéis de vidro, cada um fabricado diretamente a partir de um modelo 3D, com tamanho e formato únicos para formar o desenho curvo da fachada. “Tivemos de fabricar, armazenar e combinar todos eles, mantendo-os separados, e então catalogá-los individualmente para depois serem unificados pela laminação”, explica Bernard Lax, fundador e diretor-executivo da processadora Pulp Studio. “Logisticamente, foi um pesadelo. As tolerâncias de alinhamento das bordas eram mais rígidas do que os padrões da indústria.” No entanto, basta admirar a obra para perceber que o esforço valeu a pena.

Especificação técnica
Vidros usados: Laminados triplos formados por semitemperado extra clear acidato 6 mm + película SentryGlas 1,5 mm + semitemperado azul + película SentryGlas 1,5 mm + temperado 6 mm
Processadora: Pulp Studio, Inc.
Consultoria para a fachada: Buro Happold

Este texto foi originalmente publicado na edição 561 (setembro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters