Vidroplano
Vidroplano

Cebrace anuncia transferência da produção de texturizados

05/05/2023 - 11h43

No final do ano passado, o Grupo Saint-Gobain comunicou a decisão de encerrar as atividades de sua planta de São Vicente (SP), responsável pela fabricação de vidros texturizados no Brasil. Essa produção foi encerrada no início de abril e, segundo a usina, deverá ser retomada até o final de agosto na unidade da Cebrace em Barra Velha (SC).

O Vidroplano conversou com Lucas Malfetano e Manuel Corrêa, diretores-executivos da Cebrace, para entender como essa mudança afetará a oferta desses produtos no mercado nacional.

Abastecimento do mercado
“Houve um preparo criterioso e detalhado para que a Cebrace tenha um estoque adequado e sem impacto no fornecimento aos clientes de todo o Brasil”, afirmam Corrêa e Malfetano. Os diretores-executivos ressaltam que a empresa ainda conta com o apoio da fabricação de vidros texturizados da Vasa, na Argentina, que poderá ser acionada a qualquer momento, de acordo com as necessidades do mercado interno brasileiro até o fim da transição de São Vicente para Barra Velha.

Preparativos para a mudança
Segundo Malfetano e Corrêa, os maquinários e equipamentos mais recentes da fábrica de São Vicente serão reaproveitados: isso inclui a transferência da linha mais nova da planta para a unidade de Barra Velha, devido à sua capacidade de produzir vidro espesso e de maior largura.

Os executivos da Cebrace destacam ainda que essa mudança vem ao encontro da reforma do forno C4, que teve início este mês em Barra Velha. “A reforma seria este ano, conforme manutenção padrão de todas as linhas Cebrace. Portanto, o momento será oportuno para adequar a planta e inserir um canal para alimentação da linha dos vidros Cebrace Texturizados. É um projeto inovador e que irá trazer benefícios em qualidade, segurança, custos e sustentabilidade”, afirmam.

Com relação ao espaço físico da planta de São Vicente, a Saint-Gobain ainda está avaliando a melhor solução para o local.

Produtos ainda melhores
De acordo com a Cebrace, a transferência de produção para Barra Velha vai permitir a fabricação de vidros de melhor qualidade e com uma produção mais sustentável, considerando a redução das emissões de CO2 em virtude de o equipamento ser mais bem preparado para isso. A empresa comunica que, após a reforma do C4, que deve ser concluída até o final de agosto, até 15% da capacidade da unidade poderá ser direcionada para a produção de texturizados.

A marca desses produtos permanecerá com o nome Cebrace Texturizados. Já o nome Saint-Gobain Glass, embora não seja mais usado para se referir a essa linha, será mantido no ativo da companhia.

Este texto foi originalmente publicado na edição 604 (abril de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Marcos Santos e Meryellen Duarte



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters