Vidroplano
Vidroplano

Confira soluções espelhadas para a decoração

26/10/2023 - 14h58

O segmento de decoração é bastante atrativo para as vidraçarias que buscam expandir sua área de atuação – afinal, nosso mercado conta com diversos produtos que agregam beleza e originalidade aos ambientes.

Várias dessas opções envolvem o uso de peças espelhadas. O Vidroplano já destacou em outras reportagens os benefícios que espelhos conferem aos espaços em que são aplicados. Desta vez, vamos ousar um pouco mais e apresentar algumas soluções bastante diferenciadas com esses materiais.

Horizonte e modernidade rumo ao infinito
Uma das principais qualidades no uso de espelhos na arquitetura, decoração e design de interiores é a sensação de amplitude que eles trazem ao ambiente – mesmo uma sala pequena pode parecer bem maior com uma parede inteira espelhada. Os espelhos infinitos levam essa sensação a outro nível: aplicados como piso, por exemplo, eles fazem parecer que a pessoa caminha em uma superfície de vidro colocada sobre um buraco iluminado – e sem fundo.

Espelhos infinitos podem ser feitos de diferentes formas: em geral, consistem em dois espelhos – sendo um deles apenas parcialmente refletivo (unidirecional) – colocados em paralelo dentro de uma esquadria. Dentro dela, entre as duas peças, são instaladas fontes de luz (como fitas de lâmpadas LED), criando esse efeito óptico com a aparência de um túnel de luzes futurista e de grande profundidade.

 

Mateus Keiper

Mateus Keiper

 

Os espaços “Iara” e “Ressaca”, na instalação Mar de Espelhos, presente no AquaRio (Rio de Janeiro), chamam a atenção pelo uso do espelho infinito. Celso Rayol e Fernando Costa, sócios do escritório Cité Arquitetura, contam que enxergaram no caráter enigmático dessa técnica uma resposta para as sensações que queriam despertar: vertigem, reflexão, dúvida.

“De forma poética, o espelho infinito é uma representação física desses estados”, acrescentam Rayol e Costa, enfatizando que ele é especialmente interessante em sua capacidade de ampliar o espaço sem de fato agregar mais metragem e criando uma nova perspectiva. “É um elemento arquitetônico e artístico ao mesmo tempo que faz parte do imaginário lúdico de todos.”

Os sócios do Cité destacam também a contribuição do sistema para o desenho de luminotécnica no espaço “Ressaca”: o jogo entre o espelho infinito e a dança de luzes de acordo com o vídeo transmitido pelos telões trazem mais uma curiosidade inesperada para o visitante.

 

Camila Santos

Camila Santos

 

O espelho infinito também foi usado no “Design LAB”, ambiente assinado pelo Studio Noventa para a Casa Cor Espírito Santo 2022. Sillas Nickel, arquiteto e diretor de criação do Studio Noventa, conta que essa solução foi essencial para o projeto. “Além das cores que evocavam uma atmosfera mais digital, utilizamos artifícios de iluminação para reforçar um ambiente de inovação. Ao fundo dele, inserimos um grande quadro com espelho infinito que trouxe a necessidade de se refletir e dar novas e melhores oportunidades para si.”

Nickel aponta que, além de ser um ponto focal do espaço, a estrutura gerou interesse dos visitantes sobre como ela foi executada e trouxe outra dimensão ao ambiente. O arquiteto também afirma que, embora essa tenha sido a primeira experiência do Noventa com espelhos infinitos, sua equipe pretende utilizá-los em outros projetos.

Para os vidraceiros interessados em trabalhar com esse sistema, mas que não sabem como convencer seus clientes a comprá-los, Nickel sugere que busquem trabalhar com um arquiteto ou profissional capaz de incluir soluções únicas como essa em seus projetos: “Atualmente, o estúdio atua mais na área comercial – em escritórios, restaurantes, lojas – e, nesse segmento, o espelho infinito é uma solução visual que traz um olhar inovador, único ao espaço”.

 

Cris Martins

Cris Martins

 

Espelho ou TV? Ambos… e nenhum!
Quando se fala em vidros refletivos, a primeira imagem que vem à mente costuma ser o uso desse produto em fachadas. Mas essas peças também permitem a montagem de um sistema bastante interessante: trata-se de um espaço revestido que, à primeira vista, parece ser um espelho – até que, ao toque de um botão, uma tela surge no meio da superfície, transmitindo vídeos e imagens. Essa solução é normalmente conhecida como magic mirror (espelho mágico) ou mirror TV (“TV espelho”).

Assim como no caso dos espelhos infinitos, não há uma fórmula única para os magic mirrors. Há empresas que já os fabricam e comercializam prontos, com suas próprias técnicas, mas também é possível para sua própria vidraçaria fazê-los em parceria com o especificador – arquiteto, decorador ou designer de interiores – do projeto em que esse sistema será aplicado.

 

Cris Martins

Cris Martins


 

Uma das formas mais simples para isso consiste na colocação de um monitor de TV ou outro tipo de tela de forma embutida na parede, em um armário ou em outro espaço; o vidro refletivo é usado então como um revestimento na superfície onde essa tela estará embutida, “escondendo-a”. As luzes projetadas pelo monitor, quando ligado, atravessam o vidro e podem ser vistas em sua superfície – já quando o sistema é desligado, o aspecto refletivo da peça faz com que ela pareça um espelho, deixando o ambiente mais clean e moderno.

Apesar de diferente, a ideia não é nova: em 2018, um dos estandes da Cebrace na feira Expo Revestir trouxe essa solução entre as sugestões da empresa para a aplicação dos produtos da linha Vivânce na arquitetura. Ela também já foi mostrada em ambientes da mostra Casa Cor em diferentes anos e em diferentes Estados.

 

Marcos Santos

Marcos Santos


Fugindo do quadrado (e do retangular, e do circular…)

A essa altura, é difícil não conhecer os espelhos orgânicos: essas peças têm se tornado cada vez mais populares no mercado. O diferencial desses produtos está nas suas formas irregulares e assimétricas, que remetem a aspectos orgânicos da natureza – daí o seu nome.

Com linhas mais fluidas, livres e sem regras, os espelhos orgânicos fogem do clássico e, assim, conferem mais vida e personalidade à decoração do ambiente. Também podem ter diferentes tamanhos, cores e acabamentos, o que contribui para o aspecto visual diferenciado do espaço em que são aplicados.

Peças desse tipo têm aparecido bastante em edições recentes das mostras Casa Cor. Além disso, algumas empresas, como a Astra, por exemplo, contam com diversos formatos de espelhos orgânicos em seus catálogos.

Marcos Santos

Marcos Santos

Cris Martins

Cris Martins

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 610 (outubro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Camila Santos



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters