Vidroplano
Vidroplano

Conheça as orientações da norma para a instalação de espelhos

19/09/2019 - 10h12

A NBR 15198 — Espelhos de prata – Beneficiamento e instalação especifica os requisitos mínimos para o trabalho com o produto, de forma a garantir sua qualidade, durabilidade e segurança. Por isso mesmo, orientações sobre a instalação das peças estão presentes no texto. Essa atividade é uma das mais comuns praticadas pelos vidraceiros — mesmo assim, sempre vale a pena repassar os cuidados necessários para garantir que a aplicação fique perfeita. A seguir, veja alguns deles.

Fixação química (com adesivos)

– É necessário que tanto o verso do espelho como a superfície em que ele será instalado estejam limpos, secos e livres de umidade;
– A aplicação precisa ser feita sempre em filetes na vertical, para permitir a circulação de ar de baixo para cima e evitar o acúmulo de umidade no verso do espelho;
– O adesivo (silicone e/ou fita dupla face) deve ser neutro, ou seja, sem solventes em sua composição;
– Para definir a quantidade, largura e distância dos filetes e a necessidade de calços e espaçadores, consulte o fabricante do adesivo.

vp_filetes

Fixação mecânica (com parafusos, botões franceses etc.)

– Sempre utilize apoio, arruelas de borracha ou plástico (em ambos os lados da peça), fita veda rosca ou silicone neutro. O contato direto do espelho com os componentes metálicos da fixação provoca a oxidação de sua camada de prata, além de aumentar os riscos de quebra;
– O aperto deve ser feito apenas no final da instalação, e, de preferência, pelas diagonais da peça.

Para todo tipo de fixação

instalar-espelho-corretamente

– É fundamental que haja um espaço de 3 mm entre o costado do espelho e a superfície atrás dele, para permitir a circulação de ar e o escoamento da umidade.
– Quando mais de um espelho forem fixados em uma mesma superfície, deve-se garantir folga mínima de 1 mm entre as bordas de um e do outro (no encontro das peças).

Como saber mais sobre as normas para vidros?

A Abravidro sedia o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB37) e está à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer as informações corretas sobre as determinações das normas técnicas para o uso do nosso material:
Telefone: (11) 3873-9908
E-mail: cb37@abnt.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 561 (setembro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters