Quem visitou a Glass 2025 (ou quem não pôde ir, mas leu a cobertura completa da feira na presente edição de O Vidroplano) sabe da quantidade quase infindável de soluções mostradas pelas empresas expositoras. Máquinas, ferramentas, insumos, acessórios, softwares, ferragens, EPIs… Eram inúmeros os produtos a serem conferidos de perto. Mesmo com toda essa concorrência, alguns lançamentos, e até mesmo curiosidades, chamaram a atenção do público. Listamos abaixo três destaques bastante únicos e diferenciados vistos no pavilhão de exposições.
Ajuda da IA
Inteligências artificiais para atendimento ao cliente não são novidades, mas a aposta da Glass Manager é deixar esse tipo de software mais próximo dos usuários. Por isso, a empresa aposta na IA chamada Glassie (foto 1), que permite a realização de orçamentos e sua conversão em pedidos pelo WhatsApp. Lembra da Lu, personagem digital da Magazine Luiza? A Glassie tem um conceito parecido – contando até com um rosto! No estande da marca, a solução era representada por uma modelo com as feições da personagem.
Vidro sustentável
O vidro com a menor pegada de carbono do mercado nacional foi apresentado em primeira mão pela Cebrace. O Atmos (foto 2), fabricado com cerca de 70% de material reciclado e usando fontes energéticas renováveis, indica que a sustentabilidade da indústria vidreira é um caminho sem volta: cada vez mais, as usinas buscarão fabricar produtos com pouco impacto ao meio ambiente.
Estande lotado
Teve também um maquinário responsável por lotar, em todos os dias da feira, o estande da Routeck. O espaço se tornou passagem obrigatória para vidraceiros ao mostrar a Router Glass (foto 3), CNC para o corte de espelhos, indicada para vidraçarias de pequeno e médio portes. Dezenas de placas de “vendido” estavam coladas na parede do estande no sábado, mostrando o sucesso da solução.
Fotos: Marcos Santos, Meryellen Duarte e Andreia Naomi