Vidroplano
Vidroplano

De Düsseldorf para o Brasil

22/11/2018 - 09h50

É tradição da Glasstec adiantar as tendências mundiais na fabricação, processamento e instalação de vidros em todo o mundo. Não seria diferente em relação ao nosso país: as tecnologias e soluções mostradas pelas marcas em breve chegarão por aqui (algumas já estão entre nós). Importante ressaltar ainda que nossas empresas não são apenas consumidoras, mas também fornecedoras. Companhias nacionais estiveram com estande no pavilhão de exposição levando seus produtos para o mercado estrangeiro.

Confira a seguir uma seleção das principais novidades mostradas por empresas com atuação no Brasil, classificadas em ordem alfabética.

adeliolattuadaComemorando quarenta anos de fundação em 2018, a Adelio Lattuada celebrou a data na Glasstec expondo ao público maquinários com conceitos da Indústria 4.0, como automação. Para isso, mostrou o sistema de movimentação de vidro Lattuada Robotic Solution, que faz o giro das placas em 90 ou 180 graus. No estande, o sistema formava uma linha junto de duas lapidadoras retilíneas de onze rebolos cada, demonstrando a fluidez no processo de trabalho gerada pela automação.

halio_agcO lançamento da AGC foi o vidro eletrocrômico Halio. O produto possui um revestimento especial de óxidos de metais que, quando acionado por corrente elétrica, altera a aparência da chapa: em três minutos, ela passa de transparente para uma cor escura translúcida. É possível controlar ainda o nível de transparência conforme o gosto do usuário. Segundo a usina, planeja-se lançar o Halio no Brasil entre o final de 2019 e o começo de 2020.

bavelloniA Bavelloni montou uma ilha de produção para mostrar o funcionamento de uma linha automática de lapidação, formada pela lapidadora retilínea VE500 V10 e robôs para movimentação. Pelo fato de os funcionários não precisarem manusear as chapas, já que os robôs fazem a rotação delas para garantir a lapidação de seus quatro lados, a linha permite maior produtividade em menos tempo.

bentelerA Benteler apresentou seus maquinários para processamento, incluindo uma linha de corte, furação e recorte, assim como a nova versão da lavadora tecWasher, indicada para vidros finos em chapas de tamanho pequeno e médio. Outros destaques: lavadoras para chapas curvas e máquinas para serigrafia — essas últimas podem ser usadas juntamente com impressoras digitais para criar linhas flexíveis e versáteis.

benteler-NOVAA principal novidade da Bohle foi o anúncio de que começará, em breve, a produzir rodízios de corte com a marcação do grau de corte, indicando em qual espessura aquele item deve trabalhar. A iniciativa ajudará a acabar com possíveis confusões, como quando o operador da mesa mistura os rodízios e não sabe para qual chapa ele é indicado.

BotteroA tecnologia 4.0 está na nova geração de lapidadoras retilíneas da italiana Bottero: são conectadas à nuvem para criar uma base de dados que permite a análise de seu funcionamento, incluindo detalhes sobre a vida útil do equipamento e a necessidade de manutenção preventiva. Além disso, permite que o operador salve receitas para que a máquina possa trabalhar automaticamente.

bovoneCompostos por robôs, o sistema de movimentação de vidro Bovone Robotic System para linhas de lapidação, da Bovone, funcionava sem parar no estande da empresa italiana. O mecanismo pode ser vendido separadamente ou em ilhas de trabalho contendo duas lapidadoras e dois robôs, atendendo assim todo tipo de cliente.

bystronicA B’Champ WS, da Bystronic Glass, linha para pré-processamento de vidros automotivos, corta, destaca e lapida peças usadas em para-brisas. Por empregar até duas ferramentas na mesma chapa, a máquina garante um ciclo de trabalho curto. Possui ainda um grande grau de automação, aumentando a eficiência da produção. Outro diferencial é a possibilidade de trabalhar em vidros finos, com o mínimo de 0,4 mm de espessura.

Dip-techDois lançamentos de impressoras digitais no estande da Dip-Tech. A Nera-V Plus, dedicada para vidros automobilísticos, possui de seis a doze canais de tinta trabalhando em resolução altíssima (de até 1.410 dpi). O modelo Vera é indicado para vidros da linha branca (eletrodomésticos em geral), tendo um ciclo de produção de apenas doze segundos. Segundo a empresa, ambas estão disponíveis no Brasil e contam com manutenção e peças de reposição locais.

dowO silicone adesivo transparente estrutural TSSA, da linha Dowsil, que pertence à Dow, garante máxima transparência em aplicações estruturais, como sistemas pele de vidro e fachadas duplas. O produto possui um indicador de segurança: quando o nível de estresse das chapas excede o aceitável, ele adquire coloração branca.

eastmanUm dos maiores laminados processados do mundo foi exposto pela Eastman. A peça (foto), de 3,22 m de largura e 18 de comprimento, demonstrava a capacidade dos interlayers da empresa. Além do Vanceva Illusion White, PVB que possui cor branca em degradé, mostrou-se o Saflex HUD, filme para vidros automotivos que permite projetar informações no para-brisa do carro sem distorção da imagem.

EverlamProgramado para lançamento oficial no mercado vidreiro no primeiro trimestre de 2019, o Everlam Cool, PVB de alta performance da Everlam, foi mostrado em primeira mão na Glasstec. O produto possui tecnologia de nanopartículas e oferece controle solar, neutralidade de cor e baixa reflexão aos laminados em que é instalado.

fenzi_NOVAA Fenzi contou com sua linha de insumos para insulados, incluindo o perfil Multitech G e espaçadores warm edge (que reduzem a transferência de calor). A tinta para espelhos Duralux 2020 também esteve presente. Mas o principal destaque eram as soluções para impressão digital (foto) da Tecglass, empresa espanhola incorporada ao Grupo Fenzi no ano passado: a tecnologia Single Pass evolution pode imprimir 9 m em apenas sessenta segundos.

forelA linha vertical para corte de laminados que estava no espaço da Forel é compacta. Garantindo economia de espaço, ela faz toda a movimentação do vidro de forma automática, reduzindo os riscos de quebra de nosso material durante o beneficiamento.

forvetDois equipamentos da Forvet ganharam os holofotes na feira. O CNC Francesca FC1250 é uma máquina de entrada, com tamanho compacto e curso útil de 1.250 mm, própria para furação e recorte. O Forbot é um sistema de robôs que otimiza a entrada do vidro no forno, sem necessidade de um operador manusear as chapas.

GlastonO novo forno de têmpera para vidros jumbo da Glaston também processa peças de tamanho menor. A novidade é a presença de um modo de “segunda célula”, que permite a regulagem para o trabalho com diferentes tipos de vidro, tamanhos e espessuras. A fabricante também informou que disponibilizará em breve a nova versão do software iControL aos clientes brasileiros que possuem fornos das linhas FC e RC.

guardian_NOVAO Dinamic Shade (foto), lançamento da Guardian, é um insulado com persiana embutida. O produto será disponibilizado ao mercado no ano que vem. Outro lançamento, o Guardian Clarit é um vidro antirreflexo indicado para aplicação em vitrines, concessionárias ou museus por oferecer visibilidade total. No estande da usina, o produto foi aplicado em cima de um televisor, tendo recebido um revestimento especial para barrar o calor emitido pelo aparelho sem obstruir a imagem.

heglaA alemã Hegla oferece soluções para o corte do vidro, criando maquinários que se integram em linha juntamente com os de sua parceira Bystronic Glass. A Rapidline possui armazém inteligente, trabalha com linha linear magnética e conta ainda com integração a softwares de tecnologia 4.0.

ImmmesOs italianos da Immmes divulgaram seus sistemas de tratamento de água, indicados para processadoras — afinal, a atividade demanda grande quantidade desse insumo. Segundo a empresa, esse tipo de sistema gera economia não só de água (que é reutilizada por meio de circuito fechado), mas também de energia elétrica, pois uma única bomba pressurizada abastece toda a produção.

IntermacO Master One é a nova geração de CNCs da Intermac. Com três ou quatro eixos, está integrado aos conceitos da Indústria 4.0, possuindo setup menor e controle de manutenção preventiva em seu próprio painel. Os equipamentos são versáteis: podem atender desde grandes indústrias, que necessitam de alta produtividade, a também pequenos vidraceiros.

KeraglassOs principais destaques da Keraglass foram o fornos de têmpera Vision 800, com sistema de convecção, e o de laminação Combi, que pode trabalhar com EVA e PVB. A empresa lançou ainda um software que calcula o custo por m² do vidro temperado. Com isso, o processador tem em mãos dados concretos para avaliar a situação financeira de sua empresa, incluindo lucros e prejuízos.

landglassO forno de curvatura ConeBend, da Landglass, pode ter comprimento de até 18 m, sendo indicado para placas jumbo ou ainda maiores. O sistema de curvatura fica localizado na parte frontal do equipamento, garantindo um processo gradual de moldagem do vidro, o que impede a aparição de rachaduras nas extremidades das peças.

LisecA Lisec lançou o SplitFin, uma linha automática de jato d’água para lapidação, polimento, furação, fresa, recorte e lavagem. O equipamento é modular, o que ajuda a aumentar a produtividade, e pode ainda ser adquirido na versão com ferramentas, caso o cliente não precise da velocidade do jato d’água.

MacotecJá instalada em processadoras da Europa, a nova ponte-rolante da Macotec tem duas funções: abastecer os classificadores de vidro, pegando o material dos caminhões inloaders, e prover as mesas de corte, fazendo com que o processo de trabalho seja rápido e eficaz, sem necessidade de intervenção humana no carregamento das chapas.

pilkingtonDuas grandes novidades na Pilkington. O Super Spacia é um insulado com perfil ultrafino que, ao invés de gás, possui vácuo no espaço entre as placas, proporcionando o mesmo desempenho térmico com menor espessura e peso que unidades convencionais. Já o Suncool Dynamic é um vidro termocrômico. Disponível em versão laminada de segurança, ele adapta sua transparência de acordo com o nível de luz solar.

ProdimO Proliner, da holandesa Prodim, é um aparelho para medição que permite digitalização de moldes para o trabalho com vidro. Uma vez digitalizado, o arquivo pode ser levado para centros de usinagem ou mesas de corte. O aparelho é indicado também para vidraceiros, pois permite a medição nas obras.

pujolA espanhola Pujol, empresa especialista em laminação, levou para seu estande na feira uma linha que trabalha com interlayers do tipo PVB e EVA sem necessidade de autoclave ou sala limpa climatizada. Segundo a fabricante de maquinários, esse processo é mais barato que as tradicionais linhas com autoclave. Vale citar ainda como destaque o forno de duas gavetas para EVA.

SGG_NOVA_2O espaço da Saint-Gobain Glass tinha vidros de todos os tipos. O Eclaz (foto) é uma nova geração de vidros de baixa emissividade (low-e), mais transparentes para deixar luz natural entrar, porém barrando o calor — controle solar que também era a característica do Cool-Lite Xtreme Silver II. Outro destaque: o vidro resistente ao fogo Contraflam ER1 Blast.

Schiatti AngeloA Schiatti Angelo mostrou máquinas de grande porte. Utilizadas em grandes espessuras, incluem opcionais para linhas retilíneas como lavadoras e quebra-cantos. A empresa italiana destacou também a linha de furadeira-fresadora vertical. Ainda não disponível no Brasil, o equipamento tem como diferencial uma correia para transporte possibilitando o trabalho de pequenas dimensões.

schott“Fascinação” era o tema da Schott na feira, fazendo referência aos diversos tipos de vidro que a fabricante produz e expunha em seu estande. Vale citar o Ceran, indicado para uso em cooktops; o Pyran, resistente ao fogo; e o Borofloat, vidro de borossilicato usado em aplicações tecnológicas como chips.

screenlineA modernidade chegou às persianas para insulados fabricadas pela Screenline, marca da Pellini. Agora, além de funcionar por sistemas touch, certos modelos também possuem comandos de voz (foto). Outra novidade está no tamanho da área envidraçada em janelas e portas: a partir de 2019, será possível instalar as persianas da fabricante em soluções de até 9 m² de área.

STGroupFoi a primeira vez que a italiana Marval apresentou-se com seu novo nome, ST Group. A empresa fabrica lavadoras horizontais de aço inox, com sistema de depuração e desmineralização de água, que podem ser acopladas a diversos tipos de máquinas.

 

sglassA tradição dos maquinários brasileiros da Sglass também marcou presença na Glasstec. Foram mostrados três equipamentos ali: a Alpha Jet 2500, máquina de corte a jato d’água para float de 4 a 19 mm, que pode ser instalada em uma linha automática ou usada de forma individual; o forno de têmpera horizontal Standard; e o forno de laminação FL2333, com sistema de abertura e fechamento automático.

systemglassOs brasileiros da Systemglass foram à Alemanha com o objetivo de se apresentar para o mercado europeu. Durante a feira, divulgaram seus softwares multi-idioma, os quais “conversam” com maquinários de fabricantes diferentes. A empresa planeja voltar para a edição 2020 da Glasstec para oferecer soluções que atendam gargalos existentes na região, como o retrabalho.

teknokilnsA linha Foehn de fornos de laminação da Teknokilns é marcada pela versatilidade, pois pode laminar com diferentes tipos de interlayers, incluindo EVA e PVB. Os equipamentos contam com sistema de pré-aquecimento, que garante uma temperatura uniforme em toda a superfície do vidro, sistema de resfriamento forçado e carrinho extraíveis, o que torna todo o trabalho mais ágil e produtivo, segundo a empresa.

tkInterlayers de EVA para laminados foram a aposta da TK. Por isso, mostrou o Strato, primeira película do tipo produzida na Itália pela Satinal, em uma fábrica localizada na cidade de Erba. O forno de laminação Lamijet (foto), por exemplo, trabalha com esse material, além de PVB — seu outro diferencial é um sistema de convecção.

TriulziA Triulzi apresentou uma lavadora horizontal, própria para linhas de produção com serigrafia digital. O aparelho possui esponjas para trabalhar o vidro e conta com a possibilidade de ter um reservatório para produtos de limpeza.

turomasAlém das mesas de corte para monolíticos e laminados, a espanhola Turomas produz carregadores automáticos para alimentar o setor de corte das processadoras. Os modelos aéreos incluem um sistema de “armazém inteligente” — ele procura automaticamente a chapa de vidro a ser beneficiada de acordo com a sequência de trabalho definida. Já os modelos terrestres, como o SR, contam com robôs para fazer a transição dos colares.

Este texto foi originalmente publicado na edição 551 (novembro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters