Vidroplano
Vidroplano

Edifício da República Tcheca integra ambientes interno e externo com vidro

21/09/2020 - 13h58

Se a integração com o ambiente externo é uma das principais tendências da arquitetura contemporânea, o edifício de escritórios Aviatica, na República Tcheca, pode ser considerado um exemplo perfeito desse conceito. Com design que valoriza curvas e ondas, o prédio aposta na fachada completamente envidraçada para se misturar aos arredores.

vidro-em-obra2

Ficha técnica Autor do projeto: Jakub Cigler Architects Local: Praga, República Tcheca Área total: 27 mil m²

 

Nos ares
Construída no local em que, décadas atrás, existia uma fábrica de motores de avião, a obra usou isso como inspiração para suas formas. Segundo o escritório Jakub Cigler Architects, o desenho do projeto remete a uma aeronave estilizada, no formato da letra U. A única parte com linhas retas são os saguões de elevadores; todo o resto tem alguma curvatura.
O empreendimento tem 27 mil m², compreendendo espaços para trabalho,  compras e lazer, e, como muitos outros edifícios desse porte, aposta na sustentabilidade para oferecer qualidade de vida aos ocupantes, com a diferença de ser muito mais econômico: o Aviatica consome cerca da metade da energia elétrica de prédios semelhantes. Recebeu a certificação Leed Gold por conta de seu alto desempenho em eficiência energética — e o feito foi alcançado, em grande parte, graças ao uso de vidros especiais na fachada.

vidro-em-obra3

 

Azul da cor do céu
O vidro de controle solar SunGuard SNX 60/28 (fornecido pela Guardian), usado em toda a estrutura, permite a farta entrada de luz natural, ao mesmo tempo que barra o calor do lado de fora — isso significa menor uso de iluminação artificial e sistemas de ar condicionado.

A capacidade de reflexão da chapa parece fazer com que a obra fique invisível no horizonte, como se fosse uma extensão do céu e do solo ao seu redor. O efeito é maior ainda por causa dos perfis finos de alumínio em toda a estrutura.

vidro-em-obra4

 

Funcionalidade
O Aviatica conta com nove andares e dois subterrâneos (usados como depósito e garagem). O térreo reúne lojas e áreas gerais de serviço. No 1º andar estão localizados escritórios, restaurantes e a unidade de serviço central (segurança, eletricidade etc.). Do 2º até o 9º, mais escritórios — esses podem ter o tamanho adaptável de acordo com o locatário.

 

vidro-em-obra5

 

Especificação
Vidro aplicado: SunGuard SNX 60/28 (de controle solar)
Fornecedor: Guardian
Processador: Isosklo

Este texto foi originalmente publicado na edição 573 (setembro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters