Vidroplano
Vidroplano

Entidades promovem eventos no DF, MG, RJ, SC e SP

19/07/2019 - 14h26

Amvid-MG, em Belo Horizonte
Janelas de correr dentro das normas
De 17 a 19 de junho, o Sinvidro-MG e a Amvid realizaram o curso “Instalação de Janelas de 2 e 4 Folhas na unidade Paulo de Tarso do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O treinamento abordou não só a instalação propriamente dita, mas também a preparação de materiais, a análise técnica para identificação de problemas em janelas de correr de vidro temperado e esquadrias de alumínio e a manutenção nesses sistemas. Outro ponto destacado foi a necessidade de especificar os vidros e esquadrias sempre de acordo com as determinações da norma NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações.

vp_amvid

Ascevi-SC, em Chapecó
Os benefícios do vidro na arquitetura
A edição de Chapecó do Archiglass, evento direcionado para arquitetos, engenheiros, designers, técnicos em edificações, construtoras e incorporadoras, foi organizado no dia 26 de junho pela Ascevi e pelo Sindicavidros-SC, com patrocínio das usinas vidreiras AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass e Vivix. A programação levou as palestras Vidros de alto desempenho e eficiência energética, ministrada pelo engenheiro Fernando Westphal, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e sócio-fundador da ENE Consultores; e Desempenho acústico em edificações, proferida por Edison Claro de Moraes, diretor da Atenua Som e presidente-executivo da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica). Antes do coquetel de encerramento, houve ainda o Glass Talk Show, espaço de bate-papo (aberto aos participantes) entre os dois palestrantes e Betânia Danelon, arquiteta e gerente técnica da Guardian.

vp_ascevi

Sincavidro-RJ, no Rio de Janeiro
Levando as normas aos especificadores
Também no dia 26 de junho, a coordenadora técnica da Abravidro, Vera Andrade, palestrou no evento “O Vidro na Arquitetura Moderna”, realizado na capital fluminense pelo portal Arquitetosecia e pelo Instituto do Vidro, do Sincavidro. Ela falou sobre as normas técnicas para a aplicação do vidro e também apresentou os trabalhos que a Abravidro promove para o desenvolvimento do mercado vidreiro, além de esclarecer dúvidas dos participantes sobre como baixar os materiais da campanha #TamoJuntoVidraceiro e sobre o vidro termoendurecido, cujo projeto de norma está sendo desenvolvido pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-37). O ciclo de palestras também contou com apresentações de representantes do Sincavidro e das empresas AGC, dormakaba, Saint-Gobain Glass, TTR Vidros e Vivix, apoiadoras do evento juntamente com a Abravidro.

vp_sincavidro

Sincomavi-SP, em São Paulo
Cálculos de folha de pagamento aprendidos na prática
O Sincomavi promoveu o curso “Cálculos de Folha de Pagamentos” no auditório de sua sede, na capital paulista, no dia 26 de junho. A aula ficou a cargo do advogado Daniel Silva Nunes, membro do corpo docente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC). O instrutor não se restringiu a apresentar conceitos teóricos sobre o tema, mas também incentivou os alunos a fazer em sala de aula os principais cálculos previstos na folha de pagamentos, como horas extras, adicionais e descanso semanal remunerado, entre outros. Dessa forma, foi possível repassar o conhecimento com maior qualidade e tornar sua aplicação mais fácil.

vp_sincomavi

Abravid-DF, em Brasília
Conhecendo a eficiência dos vidros de controle solar
No dia 5 de julho, a Abravid preparou a palestra Vidros de controle solar – Conforto e eficiência. Acompanhada por oitenta espectadores na sede do Sebrae em Brasília, a apresentação, por conta de Fernando Westphal, da UFSC e ENE Consultores, abordou o uso de certos tipos de vidro para o controle solar, como o insulado, e os benefícios que eles oferecem ao ambiente, como conforto térmico e economia de energia. O evento foi patrocinado pelas usinas vidreiras AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass e Vivix, e contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

vp_abravid

Este texto foi originalmente publicado na edição 559 (julho de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters