Vidroplano
Vidroplano

Eventos online contam com participação da Abravidro

24/06/2020 - 11h23

Com a pandemia do novo coronavírus ainda vivida em boa parte do mundo, a disseminação de conhecimento tem sido possível por meio de lives, webinars (seminários em vídeo) e palestras online. Nas últimas semanas, a Abravidro promoveu e participou de iniciativas desse tipo, voltadas para o mercado dos vidraceiros e para a divulgação das normas técnicas relacionadas ao nosso material.

Além dos três eventos online apresentados a seguir, vale destacar que a Abravidro realizou mais uma edição da série Abravidro Entrevista durante o fechamento desta O Vidroplano, conversando com representantes da Vivix em uma transmissão no perfil da entidade no Instagram.

De vidraceiro para vidraceiro
O Dia do Vidraceiro foi comemorado no dia 18 de maio. Na data, a coordenadora técnica da Abravidro, Vera Andrade, conversou com Gabriel Batista, diretor do Grupo Setor Vidreiro e um dos maiores influenciadores do segmento no País. Ao vivo, a transmissão foi totalmente dedicada aos negócios desses profissionais.

Segundo Gabriel, não basta o vidraceiro saber o serviço que seu cliente quer: é preciso entender como alcançar esse público e identificar os problemas que o consumidor pode ter para, assim, solucionar com o produto correto. “Para que a gente possa aumentar nossa margem de captação de compradores, temos de começar a oferecer benefícios em vez de vidros. Nosso material é um meio para que o cliente consiga alcançar o ganho que procura”, declarou.

Nesse sentido, a venda de produtos de valor agregado também foi abordada na conversa. “No fundo, todos nós como consumidores estamos procurando preço, mas quase sempre pesquisamos antes o produto que vai atender melhor nossas necessidades”, avaliou Gabriel. Para ele, dificilmente alguém vai escolher um produto com menos benefícios do que outro se ambos custarem o mesmo valor — ou se a diferença entre os dois for pequena. Dessa forma, cabe aos vidraceiros “educar” o cliente quando ele ainda está formando opinião, divulgando os benefícios que a solução trará.

Ao longo da transmissão, o diretor do Grupo Setor Vidreiro deu uma série de dicas para quem busca crescer nesse mercado:

Parceiro do cliente – Estar em contato com os clientes é muito lucrativo. “O vidraceiro precisa ligar para perguntar como está o funcionamento do produto instalado e, se necessário, retornar às obras e verificar, porque, senão, o sistema instalado se degrada e o cliente pode decidir que não vai mais colocar vidro na casa”, alertou. Além disso, Gabriel aponta que a manutenção desses sistemas é hoje um dos melhores mercados para os profissionais.

live-vidraceiro

 

Explorando novos nichos – Uma das perguntas feitas pela audiência durante a transmissão foi se a exploração de outros nichos de mercado, como a decoração de ambientes, ajuda a ampliar as vendas de uma vidraçaria. Para Gabriel, a resposta é positiva. Um exemplo dado é a possibilidade de aplicação de um vidro como revestimento de parede, de maneira que um filho pequeno do cliente possa desenhar. “A gente já vendeu muitas peças com foco em crianças, como se fossem uma lousa”, recordou.

Sempre dentro das normas – Outro ponto abordado foi o caso dos vidraceiros que consideram que, se não venderem um produto fora de norma, seguindo uma indicação do cliente como forma de gastar menos, o concorrente vai vender. “Sempre terá alguém que faz mais barato, especialmente para quem trabalha com vidros mais popularizados, menos diferenciados”, comentou. Porém, fez um alerta: “Se perder o serviço por não aceitar fazer errado, você sabe quanto perdeu. Mas se fizer o produto fora de norma e acontecer qualquer problema, você não sabe o quanto pode perder, colocando sua credibilidade e até sua empresa em risco”.

Peças-chave para o setor – A importância dos vidraceiros na cadeia vidreira foi ressaltada durante a live. Vera Andrade destacou o papel fundamental desses profissionais. E Gabriel ressaltou: “É o vidraceiro quem mais tem contato com o consumidor final do vidro, é ele que puxa o mercado e que o mantém ativo mesmo na crise”.

Em constante aprimoramento – Não importa se o vidraceiro acabou de entrar no mercado ou se já trabalha nele há décadas: sempre é importante estudar para se aperfeiçoar. Além disso, as vidraçarias precisam se adequar à realidade do momento, ter seu próprio site e adaptar-se às tecnologias. Nesse sentido, Gabriel contou que o próprio Grupo Setor Vidreiro precisou lidar com isso durante a pandemia, aprendendo a fazer transmissões ao vivo e usando-as para se comunicar com seu público.

Por dentro das normas
No dia 29, foi a vez de a analista de Normalização da Abravidro, Clélia Bassetto, participar de uma transmissão promovida pela Cebrace, com o tema Normas: o vidro correto para cada aplicação. No bate-papo, mediado por Jonas Sales, coordenador de Engenharia de Aplicação da Cebrace, discutiu-se a importância das normas técnicas da ABNT para os diferentes usos do vidro na construção civil.

live-clélia

 

Antes de abordar as principais normas para o nosso setor, Clélia apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) — sediado na Abravidro —, incluindo os encontros para elaboração e revisão de normas, esclarecimento de dúvidas sobre os documentos, palestras em instituições de ensino, eventos organizados pelas entidades regionais e o trabalho junto aos Corpos de Bombeiros pelo País.

O destaque da conversa foi a NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações. Clélia frisou que essa é a norma mais importante para o nosso setor porque estabelece o vidro correto para aplicação em cada tipo de vão. Além disso, o texto traz fórmulas para cálculos da espessura das peças, exemplos de instalações e detalhes consultivos como a definição de calços e folgas. A live também abordou outros textos, como a NBR 14718 — Esquadrias — Guarda-corpos para edificação — Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio; a NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança; e a NBR 16259 — Sistemas de envidraçamento de sacadas — Requisitos e métodos de ensaio.

Clélia apresentou algumas determinações presentes nessas normas para diferentes tipos de aplicação do vidro (veja mais clicando aqui) e enfatizou a importância do cumprimento delas para garantir a segurança das pessoas e o bom funcionamento dos sistemas. Ao final, perguntas da audiência foram respondidas — entre elas questões sobre vidros resistentes ao fogo, além de terem sido mostradas ao vivo as diferenças entre o laminado e o insulado. Houve ainda tempo para recomendar a ferramenta online disponível no site da Cebrace para o cálculo de espessuras, bem como a tabela Que vidro usar?, da campanha #TamoJuntoVidraceiro, da Abravidro.

Segurança com conforto térmico
Clélia Bassetto voltou a falar sobre normas na palestra digital Utilização correta dos vidros de segurança em esquadrias, organizada no dia 3 de junho pela Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal).

ensaios-guarda-corpo

 

Ao discorrer sobre guarda-corpos, a analista da Abravidro apresentou um vídeo de ensaio do sistema, mostrando que é preciso que todos os componentes sejam especificados e fixados de forma adequada.

Outro tema comentado foi o envidraçamento de sacadas. Além de apontar as orientações da NBR 16259, Clélia comentou que a NBR 7199 recomenda o uso de vidros de controle solar, de forma a manter o conforto térmico dentro do ambiente. A norma também faz essa recomendação para o uso de vidros em fachadas e coberturas.

Em seguida, Luciana Teixeira, coordenadora de Trade Marketing da Cebrace, apresentou o catálogo de peças de controle solar da empresa, destacando quais delas podem ser temperadas, laminadas ou insuladas.

Mediador da palestra, Antônio Edson Limeira Júnior, responsável pelo Departamento da Qualidade da Afeal, destacou que o conhecimento e cumprimento das normas são fatores muito importantes tanto para a segurança do usuário final como para a tranquilidade dos fornecedores de esquadrias.

Este texto foi originalmente publicado na edição 570 (junho de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters