Faria Lima Plaza exibe pele de vidro bronze
20/10/2021 - 13h38
O recém-finalizado Faria Lima Plaza, localizado no coração do centro financeiro da capital paulista, poderia ser mais um prédio comercial qualquer a ser erguido nessa cidade já cheia de construções semelhantes. Mas o que o distingue de outros projetos é justamente a especificação dos vidros aplicados em suas fachadas: laminados com PVBs na cor bronze fazem as formas geométricas saltarem aos olhos, já que fogem da estética azul/cinza tão presente nesse tipo de edifício.
Ficha técnica
Autor do projeto: Kohn Pedersen Fox Associates (KPF), em parceria local com KOM Arquitetura
Local: São Paulo
Conclusão da obra: julho/agosto de 2021
Vidros das fachadas: laminados de Neutral Plus 50 com PVB bronze
Fabricante do vidro: Guardian
Processadora: GlassecViracon
Fornecedora do PVB: Eastman
Conceitos
O prédio foi desenvolvido pelo escritório internacional Kohn Pedersen Fox Associates, em parceria local com a KOM Arquitetura. Seu design parece simples à primeira vista, mas se mostra complexo quando se entende o conceito: representa o movimento de duas formas entrelaçadas elegantemente, como se estivessem em uma dança. “A geometria é oblíqua, de forma a maximizar a visibilidade ao longo do eixo da Avenida Faria Lima”, explica Hana Kassen, arquiteta responsável pelo projeto. “Quando alguém se move ao redor do conjunto, sua forma parece se transformar. Não é um monumento estático, mas sim um ícone dinâmico para a cidade.”
O edifício se ergue em meio a uma praça formada por uma grande plataforma de granito branco – espaços com água, árvores e bancos completam a paisagem desse ambiente. E a localização privilegiada é outro fator de destaque para a obra. As redondezas são formadas por polos gastronômicos (Rua dos Pinheiros), culturais (Instituto Tomie Ohtake) e boêmios (Vila Madalena).
Números grandiosos
– 135 m de altura
– 22 andares
– Mais de 80 mil m² de área construída
– 6 pisos de estacionamento subterrâneo, com mais de 1.200 vagas para automóveis
Desafios na especificação
Nos laminados da fachada foram utilizadas chapas do vidro de controle solar Sunguard Neutral Plus 50 (fabricado pela Guardian), tendo como principal diferencial a presença de PVBs na cor bronze. Parte dessas placas (processadas pela GlassecViracon e instaladas pela Itefal) foi montada com diferentes inclinações, o que representou grande desafio na hora da especificação – a Crescêncio Engenharia prestou consultaria para a montagem da estrutura.
O vidro escolhido bloqueia 66% do calor solar, permitindo passagem de 36,5% de luz natural para o interior da edificação – o que garante menor uso de ar-condicionado e também de iluminação artificial durante o dia. Juntamente com outras soluções ecológicas, a eficiência energética da fachada ajudou o prédio a obter a pré-certificação Leed Gold, concedida pelo US Green Building Council, órgão que fomenta a construção de obras sustentáveis.
O Faria Lima Plaza mostra, mais uma vez, que obra moderna, e em contato com as atuais tendências da arquitetura, tem em nosso material um importante aliado.
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Guardian abre inscrições para Top Projects 2025
- Abravidro palestra em evento de engenharia da Mackenzie
- 2º Congresso Brasileiro de Guarda-corpo é realizado com palestra da Abravidro
- Luta da Lajeadense Vidros é contada em reportagem da Exame
- Educavidro disponibiliza aplicativo para estudos via celular e tablet
- Por que deve-se usar apenas laminados de segurança em guarda-corpos?