Vidroplano
Vidroplano

Glass 2018 – Expositores A – D

19/06/2018 - 12h00

Veja o que foi apresentado na Glass 2018 de A a Z!

abrasipaA Abrasipa desenvolveu um novo item para a Glass 2018: o Resipa (foto), rebolo de resina para ser utilizado na terceira posição (após os rebolos diamantados). O objetivo do produto é garantir limpeza pós-lapidação para as peças de vidro. Segundo a fabricante, a liga com a qual é feito o Resipa garante maior produtividade durante o beneficiamento.

 

adelioCompletando quarenta anos em 2018, a Adelio Lattuada montou um espaço com foco em divulgar maquinários para pré-processamento, como furadeiras, lapidadoras retilíneas e bilaterais e lavadoras. Outros destaques: robôs para movimentação de vidros e software para integração 4.0 de seus equipamentos, feito em parceria com a Holonix.

 

adereA Adere apresentou as fitas dupla face Adermax XB200B e XC200B (foto). De alta resistência, são desenvolvidas para aplicação em envidraçamentos estruturais. Fitas e acessórios da empresa para a instalação de vidros e espelhos também foram expostas no estande.

 

adespecA Adespec teve dois lançamentos no evento: o Colavix (foto), adesivo à base de Pesilox desenvolvido especialmente para uso com os vidros e espelhos da Vivix, é capaz de colar em áreas úmidas e com resistência mecânica quatro vezes maior que a do silicone. O primeiro silicone acético da empresa também foi mostrado.

 

agcA AGC levou vários lançamentos para a Glass 2018. Um dos destaques foi o Sunlux Shadow (foto). Vidro refletivo com controle solar, foi desenvolvido especialmente para o mercado e climas brasileiros e está disponível em três diferentes fatores de transmissão luminosa. Outra novidade da usina de base foi a linha Matelac de vidros e espelhos acidados, com aspecto fosco e superfície resistente a manchas, pensada para o mercado de decoração.

 

agmaqA Agmaq expôs uma furadeira semiautomática (foto), preparada especialmente para a feira. Com operação simples, pode ser manuseada sem dificuldades. Um de seus diferenciais é ter regulagem de velocidade, além de garantir economia de água. Outro produto exposto: mesa de corte automática com etiquetadora.

 

ALO estande da AL Indústria exibiu diversos produtos. Um deles foi a fechadura bate-fecha da linha Chrome (foto). Lançada este ano, oferece maior facilidade de instalação, pinos de trava de metal e acabamento ocultando os parafusos. Ela pode ser usada tanto em instalações vidro-vidro como vidro-alvenaria.

 

alcleanA Alclean anunciou a parceria com a empresa Tek Energy para o lançamento da Fachada Fotovoltaica Alclean (foto). Esse sistema incorpora painéis fotovoltaicos à fachada de edificações, contribuindo para a autossuficiência energética da obra sem comprometer sua estética, e pode ser instalado diretamente pelos vidraceiros que passarem pela capacitação presencial aplicada pela empresa.

 

alpatechnoA Alpatechno exibiu toda a sua gama de produtos para colagem e vedação. Dois deles foram os adesivos estruturais SMS-65 (produto à dir.), para coberturas de vidro, e SGS-90 (produto à esq.), para fachadas e cortinas de vidro. Outra solução à vista foi o AP 138, para sistemas de fechamento de sacadas.

 

arbaxNo espaço da Arbax, os visitantes conferiram a mola hidráulica para piso Action (foto). Com acabamento de inox, o produto é de fácil instalação e conta com o certificado de conformidade europeia e ISO 9001 (para 500 mil ciclos, no mínimo). Está disponível em modelo tradicional e integrado, dispensando recorte no piso. Vale citar também a linha de óxido de cério Super Brilho.

 

aroucaA fechadura com trinco rolete (foto) foi o lançamento do espaço da Arouca Fechaduras: ela dispensa a necessidade de molas de piso para amortecer o fechamento da folha de vidro. Além disso, pode ser usada com o mesmo recorte da fechadura 1520, bastando trocar as placas da ferragem para sua instalação.

 

awgA AWG Glassware mostrou suas ferragens e acessórios para vidro — dobradiças, puxadores e spiders. Na área de molas de piso, a MP003 (foto) chamou atenção: o produto dispensa recortes no chão. Isso é possível porque ela é acoplada diretamente na dobradiça inferior da porta.

 

bavelloniA italiana Bavelloni, cujos maquinários são comercializados no Brasil pela Glaston, apresentou na feira a lapidadora retilínea modelo 350 8 (foto), da linha VE Series. Versão mais atual do equipamento mais vendido da empresa, tem capacidade para oito rebolos e pode lapidar peças de até 35 mm de espessura.

 

belferrPela primeira vez no evento, a Belferr comercializa ferragens de vários fabricantes do Brasil. Todos eles tiveram seus produtos representados no estande da distribuidora (foto), de fechaduras e dobradiças a puxadores e suportes.

 

belgaEste ano, a novidade da Belga Ferragens é sua linha de ferragens de polímero (foto), de fabricação própria. Segundo sua equipe, os produtos acompanham a tendência do mercado, oferecendo grande resistência e preços mais acessíveis para os clientes. Já a linha de inox ganhou novas opções, como trincos, puxadores e dobradiças.

 

bestmakinaEspecialista em insulados, a empresa turca Best Makina divulgou ao mercado brasileiro suas linhas automáticas para esse tipo de vidro. Entre as máquinas, estão lavadoras especiais, extrusoras, robôs selantes e robôs dissecantes, além de equipamentos para a fabricação manual de insulados.

 

blglassA BL Glass é distribuidora exclusiva da mola de piso Action (foto), fabricada pela Arbax, e não deixou de levá-la à Glass. O produto suporta portas de vidro de até 100 kg e tem tamanho mais compacto. A empresa também divulgou a parceria com a Gaviota, fabricante de persianas integradas em vidros insulados, para sua distribuição no País.

 

blindexA Blindex precisou de um estande grande para mostrar todos os seus produtos para o mercado vidreiro. Duas novidades foram a linha Blindex Homework para colagem e vedação (produtos acima), e a linha Uau Blindex para a limpeza de vidros (produtos abaixo): ambas podem ser encontradas por qualquer consumidor, incluindo o final, em revendedores de grande e pequeno porte. Molas aéreas e de piso e o sistema Blindex Sacadas também marcaram presença.

 

bonnadioA participação da BonnaDio nesta edição da Glass South America foi para reforçar seus produtos homologados pela Blindex. Entre eles, o principal foi o sistema para portas automáticas (foto). Visto já na entrada do estande, ele é bastante usado para estreitar relacionamento com seus clientes.

 

botteroA durabilidade dos maquinários da Bottero foi representada por uma mesa de corte (foto) com 26 anos de idade ainda em funcionamento (o equipamento é de uma processadora brasileira). Com totens contando a história do grupo, o estande teve o intuito de relembrar o aniversário de sessenta anos da empresa, comemorado em 2017. Havia espaço ainda para a mesa para monolíticos com etiquetadora 340 BCS EVO.

 

bovoneA biseladora 252 (foto), da Bovone, é indicada para espelhos de 3 a 19 mm de espessura. Com capacidade para nove rebolos, faz bisotê de 5 a até 60 mm de largura — e ainda pode trabalhar em peças bem pequenas, de 3,5 x 3,5 cm. Possui também lavadora acoplada, controle via PLC e lubrificação automatizada.

 

bsolution_immmes2Duas companhias italianas estiveram juntas num mesmo estande. A BSolution produz linhas de lapidação, furadeiras (tanto verticais como horizontais) e carregadores. Já a Immmes fabrica sistemas de filtragem e desmineralização de água usada durante os processos de beneficiamento.

 

bystronicglassO foco do espaço institucional da Bystronic Glass estava em divulgar máquinas de entrada para a fabricação de insulado (da linha B’Comfort) e soluções para a produção de vidro automotivo. A empresa parceira Hegla, também alemã, apresentou suas mesas de corte, como a Rapidline, com guias magnéticas para a movimentação das chapas, e a Ecolam, própria para laminados.

 

casacastroMuitos produtos, tradicionais e novos, foram mostrados no estande da Casa Castro. Um dos mais procurados foi o cortador manual de vidro da Tomo (foto), capaz de cortar vidros de até 12 mm de espessura. Além disso, tem cabeça giratória em até 360 graus, facilitando a realização de cortes curvos.

 

cebraceA Cebrace teve nada menos que três espaços na feira, todos fazendo uso dos produtos da usina vidreira em suas próprias estruturas. No estande principal, os protagonistas foram os vidros de controle solar da linha BR, lançada este ano, em toda a sua fachada (foto). Houve ainda um espaço para a linha Habitat (de vidros de controle solar para uso residencial) e um café cujo balcão e revestimento levavam soluções decorativas da linha Vivânce.

 

claroflexA espanhola Claroflex demonstrou em seu estande o sistema de fechamento lateral tipo cremona (foto), para vãos de 0,90 x 3 m. Seu diferencial é que ele não tem uma chapa guia para seu funcionamento. Assim, é possível colocar cortinas na frente das folhas de vidro sem que elas corram risco de serem rasgadas pela chapa.

 

cmsEspecializada em equipamentos com controle numérico, a companhia italiana CMS mostrou em seu espaço, por meio de catálogos e cartazes, diferentes modelos de CNC para vidro float e curvo, incluindo a Brembana Maxima (que possui cinco eixos), a Brembana Profile (vertical e modular) e a Brembana Vertec (com furadeira vertical).

 

componentsUm mural feito de peças de vidro pintadas (foto) foi instalado no estande da Components para demonstrar sua gama de tintas. Elas são fabricadas na Itália e misturadas em Santa Catarina, podendo ser usadas em qualquer tipo de vidro. Outras vantagens são seu baixo impacto ambiental e as opções quase ilimitadas de cores.

 

conlumiO piso do estande da Conlumi trazia sua principal novidade, o Infinity Mirror (foto). Trata-se de um “espelho insulado” com uma fita LED entre as peças, gerando um efeito impressionante de espaço infinito — quem passava por cima dele podia pensar que havia um grande espaço vazio logo abaixo. Outra solução estética da processadora foi a série de laminados feitos com vidro aramado e película colorida.

 

cooltemperA inglesa Cooltemper montou um estande institucional para apresentar ao mercado nacional seus maquinários para processamento, os quais incluem o forno de têmpera com convecção Jetstream RT, linhas de laminação, lavadoras e fornos para curvatura e secagem de pintura cerâmica.

 

diveroA Di Vero Inox lançou o boxe Bello (foto), com estrutura de alumínio e revestimento de aço inox. Trata-se de uma opção mais acessível para o trabalho dos vidraceiros, com maior facilidade em seu dimensionamento e instalação. Outros modelos do catálogo da empresa também foram apresentados.

 

diamanferEm fase final de desenvolvimento, a linha High Performance Tools — HPT (foto) de rebolos diamantados para lapidação foi o destaque da Diamanfer. Segundo a fabricante, os produtos podem aumentar a velocidade de produção em até 20%, além de evitar a formação de microlascas. Por gerar menor vibração, desgastam menos os componentes das máquinas e causam menos ruídos.

 

dip-techNo espaço da empresa israelense Dip-Tech, companhia do grupo americano Ferro, uma impressora da linha GPi (foto) demonstrou sua capacidade de impressão em alta resolução. Equipada com a tecnologia New Era para maior rendimento, tem sistema de tamanho de gota variável, adaptando-se a cada tipo de serviço (pontos e linhas, padrões multicores ou imagens fotorrealistas).

 

divinalvidrosOs projetos de ambientes vencedores do Divinal Educa, idealizado pela Divinal Vidros, foram todos montados em seu estande: a iniciativa atendeu estudantes de design de interiores e arquitetura e urbanismo das universidades Anhembi Morumbi e Cidade de São Paulo (Unicid). A sala de jantar (foto), por exemplo, teve uma parede revestida com vidro esmaltado verde e uma mesa inteiramente feita de peças extra clear, entre outros elementos com nosso material.

 

dormakabaO sistema HSW Easy Safe (foto) para fechamento de varandas, da dormakaba, chamou atenção por dispensar trilhos inferiores e ser capaz de dobrar todas as folhas de vidro — com isso, há um amplo aproveitamento do vão, bastante interessante para sua aplicação em lojas e shopping centers. Outra solução interessante foi a catraca de portas de vidro com ativação por cartão ou impressão digital.

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 546 (junho de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters