Vidroplano
Vidroplano

Glass South America 2022 traz injeção de ânimo

22/07/2022 - 10h11

Após quatro anos, a maior feira vidreira da América Latina voltou a ser realizada, superando todas as expectativas de sucesso. A edição 2022 da Glass South America reuniu mais de 16 mil visitantes, recorde de público em toda a história do evento. Quem passou pelo São Paulo Expo de 29 de junho a 2 de julho viu os corredores lotados nos quatro dias da mostra, com profissionais do segmento vindos de todo o Brasil e de outros países sul-americanos. É a prova de que nosso mercado aposta na retomada de crescimento por meio de negócios e investimento em tecnologia.

União
Na breve cerimônia de abertura, falaram ao público João Paulo Picolo, CEO da NürnbergMesse Brasil, empresa organizadora da feira; José Domingos Seixas, presidente da Abravidro (parceira exclusiva na organização da Glass); Ferdinando Fiore, diretor para o Brasil da Italian Trade Agency (ITA); e Giada Isella, secretária-geral da Gimav, associação italiana que representa os fabricantes de máquinas, equipamentos e serviços para a indústria vidreira. “Passamos por um momento que demandou muita resiliência de todos, mas a organização deste evento mostra o quanto o setor é unido e forte”, declarou José Domingos Seixas.

Foto: Marcos Santos e Meryellen Duarte

Foto: Marcos Santos e Meryellen Duarte

 

Números da Glass 2022
– 16 mil visitantes
– Mais de 130 expositores
– Área de estandes com 16 mil m²

Foto: Marcos Santos e Meryellen Duarte

Foto: Marcos Santos e Meryellen Duarte

 

Referência do mercado
O estande da Abravidro mais uma vez foi o ponto de encontro do mercado. Caravanas de entidades regionais passaram por lá, assim como vidreiros dos mais diversos elos da cadeia interessados nos produtos e serviços da associação. Todas as iniciativas foram divulgadas, incluindo os módulos da Especialização Técnica Abravidro, o programa De Olho no Boxe, a campanha #TamoJuntoVidraceiro, a consultoria para a certificação Inmetro do vidro temperado, o trabalho com normas técnicas junto à ABNT, os estudos Panorama Abravidro e Termômetro Abravidro e, claro, a 15ª edição do Simpovidro que acontecerá em novembro. “Estivemos com toda a nossa equipe para, mais uma vez, estreitar laços com os associados e todos os profissionais do setor”, afirma a superintendente da entidade, Iara Bentes. “E vale citar também nossa cobertura multiplataforma nos canais da Abravidro, que permitiu a quem não pôde comparecer acompanhar os principais destaques da feira.”

Foto: Marcos Santos e Meryellen Duarte

Foto: Marcos Santos e Meryellen Duarte

 

Negócios e famosos
Fazer negócios, fechar parcerias, se atualizar sobre lançamentos de produtos e serviços, rever clientes e fornecedores, e ainda fazer novos contatos, é o que quase todos os participantes procuram. Nessa Glass, desde a abertura da mostra, foi possível perceber como um ambiente voltado para isso faz falta: expositores ficaram surpresos ao ver o volume de público desde a quarta-feira, primeiro dia da Glass.

Algumas ações ajudaram a movimentar ainda mais o pavilhão de exposições. A NürnbergMesse Brasil mapeou profissionais vidreiros de países da América do Sul com interesse em visitar a feira para fazer negócios e os trouxe como convidados especiais. Ao mesmo tempo, empresas expositoras apostaram em chamar a atenção não somente com produtos, mas também com famosos. A Guardian, por exemplo, levou a seu estande a modelo e atriz Ellen Rocche (veja mais sobre as celebridades presentes na Glass clicando aqui). Até Edmílson, campeão da Copa do Mundo de futebol com a Seleção Brasileira em 2002, participou do Vidro em Ação – iniciativa da Abravidro e NürnbergMesse Brasil, em parceria com o Laboratório Falcão Bauer da Qualidade e a Central do Vidraceiro e Serralheiro, com o objetivo de mostrar na prática alguns ensaios em vidros de segurança (veja outros destaques no espaço clicando aqui).

Áreas especiais

A Glass celebrou o Ano Internacional do Vidro trazendo a exposição “Vibrações – A vida de vidro”, com diversas obras de arte envidraçadas, feitas a partir de variadas técnicas, como a fusing. As peças foram produzidas pelas artistas Cristine Baena, Dulce Schmidt, Lucas Recchia, Carol Badan, Regina Medeiros e Jaqueline Noleto.

E não poderia faltar também o tradicional Pavilhão Italiano, no qual estavam diversas empresas do “país da bota” com atuação no Brasil.

Glass volta em 2023
Se você já está com saudades da injeção de ânimo provocada pela Glass, fique tranquilo: a feira volta ano que vem, de 27 a 30 de setembro de 2023, também no São Paulo Expo, capital paulista – isso porque o evento, a partir da próxima edição, passará a ser realizado nos anos ímpares.

Conteúdo técnico no GPD South America
Na sexta-feira, dia 1º, organizou-se o Glass Performance Days South America, versão sul-americana do GPD, o maior congresso vidreiro do mundo. A palestra de abertura ficou a cargo de Isaac Safdie, associado-sênior do escritório Safdie Architects. O arquiteto brasileiro explicou como foi feito o teto envidraçado em formato de abóbada, do Centro de Ensino e Pesquisa da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, em São Paulo. A estrutura impressiona pela engenhosidade: de vidro insulado (da alemã Seele), contém uma membrana acústica e padrões de serigrafia que ajudam a controlar a entrada de barulho e luz solar, permitindo que o jardim interno, com plantas da Mata Atlântica, possa se manter sem dificuldades.

Foto: Marcos Santos e Meryellen Duarte

Foto: Marcos Santos e Meryellen Duarte

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 595 (julho de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

 

Crédito da foto de abertura: Marcos Santos e Meryellen Duarte



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters