Vidroplano
Vidroplano

Vidro em Ação leva ensaios para vidros na Glass 2022

22/07/2022 - 10h12

Pela 3ª vez, a Glass South America contou com o espaço Vidro em Ação, iniciativa da Abravidro e NürnbergMesse Brasil para apresentar aos visitantes da feira ensaios e testes de segurança e resistência dos vidros temperado e laminado. Nesta edição, as apresentações foram comandadas por Ricardo Câmara, diretor e instrutor da Central do Vidraceiro e Serralheiro. Mais de 2 mil pessoas acompanharam as sessões dos ensaios realizados pela equipe do Laboratório Falcão Bauer.

“Uma das maiores e mais desafiantes experiências da minha carreira, essa vai ficar na minha memória”, comemora Ricardo. “O melhor de tudo foi poder mostrar para nossos amigos vidraceiros o quanto a profissão requer muito mais do que ser um bom instalador: devemos ser especialistas no que fazemos. Foi ótimo também ver o brilho nos olhos dos profissionais nessa grande troca de conhecimento.”

Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro, acompanhou Ricardo ao longo das apresentações. Para ela, essa edição do Vidro em Ação também foi muito especial por diversos motivos. “Tivemos a participação intensa do público. Todos estavam muito motivados tanto para assistir ao que estava sendo apresentado ao vivo no estande como para gravar e divulgar as informações aos seus clientes e seguidores das redes sociais”, avalia Vera. “Ter explorado um tema específico em cada sessão também foi bem-interessante porque pudemos acrescentar informações sobre a aplicação adequada dos vidros e requisitos importantes das normas técnicas.”

Visitas ilustres e envidraçamento de sacada
O público pôde assistir a ensaios como os de fragmentação e choque térmico (temperado), classificação de segurança (temperado e laminado) e impacto para guarda-corpos. Houve também a experiência de quebra dos vidros de segurança laminado e temperado – o Vidro em Ação recebeu até a participação do pentacampeão Edmilson, da Seleção Brasileira de futebol na Copa do Mundo de 2002: ele testou ao vivo a resistência e a segurança que os dois tipos de vidro oferecem.

A novidade este ano foi a sessão dedicada ao envidraçamento de sacada. “Abordamos as principais dúvidas técnicas, dicas e orientações da norma sobre o sistema, a ABNT NBR 16259, além das responsabilidades que o profissional precisa ter para fazer a venda, entrega e instalação com total segurança”, explica Ricardo.

Ao final de cada apresentação, Ricardo e Vera sortearam para os visitantes normas técnicas como a ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações, além das referentes a guarda-corpos e envidraçamento de sacadas.

Brinde, mais informação e oportunidade
Quem passou pelo Vidro em Ação recebeu o Tempertest, dispositivo visual que permite verificar se o vidro é ou não temperado. A cada apresentação, a forma de utilizá-lo era demonstrada e todos podiam comprovar o quanto ele auxilia no trabalho com o vidro temperado. Os interessados também puderam baixar gratuitamente a prática recomendada ABNT PR 1010 — Aplicação e manutenção do vidro na construção civil, por meio da leitura de QR-Code presente em um dos totens do espaço.

O documento continua disponível para download gratuito, com o patrocínio do portal Vidro Certo, apoiador dessa edição do Vidro em Ação.

Realização
– Abravidro
– NürnbergMesse Brasil

Parceria
– Central do Vidraceiro e Serralheiro
– Laboratório Falcão Bauer

Apoio
– ABNT
– AGC
– Agmaq
– AL Indústria
– Cebrace
– Divinal Vidros
– Eastman
– GlassecViracon
– Guardian
– Tec-Vidro
– Tempermax
Vidro Certo

Este texto foi originalmente publicado na edição 595 (julho de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

 

Crédito da imagem de abertura: Marcos Santos e Meryellen Duarte



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters