Grão de café feito de vidro é destaque do armazém da Carmo Coffees
18/12/2023 - 11h14
Um prédio que utiliza nosso material de forma ousada e ainda homenageia um traço relevante da cultura brasileira – esse é o armazém da Carmo Coffees, localizado em Três Corações (MG). No alto da fachada do edifício, uma estrutura curva no formato de grão de café chama a atenção imediata de quem passa pela rodovia BR-381. Esse feito arquitetônico teve reconhecimento internacional: vitórias em dois dos maiores prêmios do setor no mundo, o ArchDaily Building of the Year (categoria Arquitetura Industrial) e o Architizer A+Awards (categoria Fábricas & Armazéns).
Cuidado com a matéria-prima
Segundo a fabricante da bebida, o armazém é uma etapa essencialmente importante na cadeia de cafés especiais. Por isso, a necessidade de construir um espaço amplo e moderno: ao todo, o local tem capacidade de processamento de 40 mil sacas por mês, com espaço para guardar até 170 mil sacas de 60 kg cada. Além disso, conta ainda com usina fotovoltaica própria, gerando cerca de 38 mil kw/h mensais.
E já que internamente a tecnologia deveria ser de primeira qualidade, por que não fazer algo diferenciado também na parte exterior? O tradicional escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados foi o encarregado de criar um design que se ligasse ao negócio. “Vamos elogiar o café. Eu não iria imaginar um prédio pra elogiar o prédio. Então, fazer do grão o grande protagonista é a ideia que norteia esse trabalho”, comentou Gustavo Penna em reportagem do Jornal da Band.
Elegia ao grão
Em cima do edifício horizontalizado fica a referência principal do projeto: uma esfera côncava e translúcida, quase uma claraboia, da cor do café torrado. Durante o dia entra por ali a luz do Sol – à noite, a construção é iluminada de dentro para fora. Segundo o escritório, o formato do prédio, com essa estrutura encaixada no topo, representa algo em movimento, sendo transportado para todos os cantos.
A responsabilidade de montar esse “grão de café” ficou com a Vidraçaria Bom Pastor, de Varginha (MG). De acordo com João André de Brito, fundador da empresa, cada peça de vidro teve de ser modelada em um tamanho próprio para que se encaixasse num formato de domo geodésico. “Foi um desafio enorme. A maior dificuldade foi achar o ângulo ideal para estruturar as ferragens”, explica. A vidraçaria teve de, literalmente, montar uma serralheria no local para diminuir possíveis problemas logísticos.
A especificação utilizada foi de laminados feitos com o vidro de controle solar Habitat, da Cebrace, na configuração bronze 4 mm + PVB incolor + incolor 4 mm. As peças acabaram instaladas em um sistema de pele de vidro em ângulo da Blindex.
Conheça a Carmo Coffees
Fundada em 2007, a empresa produz cafés especiais, tendo se tornado exportadora do produto para clientes ao redor do mundo. Atualmente, a fabricante conta com escritórios em quatro cidades mineiras: Carmo de Minas, Pedralva, Lambari e em Três Corações, com o recém-inaugurado armazém.
Ficha técnica
Projeto: armazém da Carmo Coffees
Local: Três Corações (MG)
Arquitetura: Gustavo Penna Arquiteto e Associados
Especificação dos vidros: laminados de controle solar Habitat, da Cebrace, na configuração bronze 4 mm + PVB incolor + incolor 4 mm
Processadora: Pestana Vidros
Especificação e instalação: Vidraçaria Bom Pastor
Créditos das fotos: Divulgação Carmo Coffees
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Guardian abre inscrições para Top Projects 2025
- Abravidro palestra em evento de engenharia da Mackenzie
- 2º Congresso Brasileiro de Guarda-corpo é realizado com palestra da Abravidro
- Luta da Lajeadense Vidros é contada em reportagem da Exame
- Educavidro disponibiliza aplicativo para estudos via celular e tablet
- Por que deve-se usar apenas laminados de segurança em guarda-corpos?