Vidroplano
Vidroplano

Na ponta final

20/04/2017 - 14h50

O mês de março foi marcado por diversas iniciativas. Realizadas em São Paulo, todas buscaram aproximar aqueles que atendem da ponta final de nosso mercado aos demais integrantes de nossa cadeia produtiva. Confira os detalhes a seguir.

Força-tarefa com a Abravidro
reunião_abaixo-assinadoNo dia 14, a convite de Alexandre Pestana, presidente da Abravidro, um grupo de vidraceiros foi à sede da entidade na capital paulista para falar pessoalmente sobre as demandas da classe. A ideia do encontro surgiu a partir de um abaixo-assinado online criado no começo do ano por Cirilo Paes e direcionado à Abravidro e ao grupo Setor Vidreiro.

Estiveram presentes o próprio Cirilo Paes (Glasspeças), Gabriel Batista (Setor Vidreiro), Thiago Boa Sorte (CBS Vidros), Daniel Estrela de Oliveira (Vidraçaria Global) e Carlos Eduardo Aníbal Franco (Vidrodox), além de representantes da Abravidro — José Domingos Seixas, Celina Araújo e Silvio Carvalho.

Na oportunidade foram avaliadas ações possíveis para cada uma das reivindicações do abaixo-assinado. Entre elas, a criação de um manual de boas práticas destinado às indústrias processadoras e também de um guia de orientação para a especificação de vidros conforme as normas técnicas. Todas as sugestões serão submetidas à aprovação pela Assembleia-geral da Abravidro.

‘Norma dos vidraceiros’
reunião_normaDurante dois dias (21 e 22), a Comissão de Estudo de Qualificação Profissional do Vidraceiro, que está desenvolvendo a “norma do vidraceiro”, documento que vai definir as competências desses profissionais, reuniu-se na Escola Senai Orlando Lavieiro Ferraiuolo. Foram debatidas as unidades e elementos dessas competências, bem como os padrões de desempenho para a profissão — como, por exemplo, a capacidade de identificar a necessidade de manutenção nas instalações e de realizá-las. O Senai contribuiu na reunião com sua experiência no processo de elaboração de perfil profissional, agregando sua técnica para a evolução do trabalho. Clélia Bassetto e Vera Andrade — respectivamente, analista de Normalização e coordenadora-técnica da Abravidro — integraram o grupo e contribuíram com suas informações e experiência.

Debate com os demais elos
fórum_anavidroNo dia 29, foi a vez de o 1º Fórum de União dos Vidraceiros, organizado pela Associação Nacional das Vidraçarias(Anavidro), atrair vários integrantes da cadeia vidreira. Sob a liderança do presidente da entidade, Cláudio Luís Acedo, o fórum teve como objetivo discutir a fiscalização de obras com vidro e o padrão de qualidade dos produtos e serviços oferecidos por todos os elos da cadeia.

Celina Araújo, superintendente da Abravidro, e Silvio Carvalho, gerente técnico, fizeram parte da mesa de discussão. Como um dos principais resultados do evento, a Anavidro irá concentrar as reclamações de vidraceiros quando estes receberem produtos fora das especificações das normas, levando à troca pelo fornecedor. A entidade também orientou que, com o objetivo de defender os bons profissionais, as instalações em desacordo com as normas da ABNT podem ser denunciadas ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e aos conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAU) regionais. “Queremos subir o nível, um degrau de cada vez. E o fórum foi o primeiro degrau”, comentou Acedo no site da Anavidro.

Fale com eles!
Abravidro
Anavidro
Setor Vidreiro



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters