Vidroplano
Vidroplano

Navio tem domo gigante de vidro em cima de piscina

21/06/2021 - 10h16

O Vidroplano já mostrou nestas páginas diferentes obras, dos mais diversos portes, com vidro: de arranha-céus a monumentos históricos, passando por peças de valor artístico e mobiliários urbanos modernos. Mas o SkyDome, gigante domo envidraçado presente no navio inglês Iona, da empresa P&O Cruises, destaca-se pela originalidade: quem pensaria em cobrir uma área de piscina com toneladas de vidro laminado insulado? O projeto resume a capacidade arquitetônica, estrutural e de design de nosso material – e você confere todos seus detalhes a seguir.

Ficha técnica
Autor do projeto: Eckersley O’Callaghan
Local: Alemanha/Inglaterra
Conclusão: 2020

Colosso das águas
Com 344 m de comprimento, o Iona tem capacidade para 5.200 passageiros e 1.800 tripulantes. Construído no estaleiro Meyer Werft, em Papenburg, Alemanha, foi finalizado no ano passado e levado para a cidade inglesa de Southampton, de onde suas rotas de cruzeiro partem. De lá, a embarcação vai para locais como Espanha, Portugal, Ilhas Canárias, cidades do Norte Europeu (como Hamburgo, na Alemanha, e Amsterdã, na Holanda) e a região dos fiordes (vales rochosos inundados pelo mar) na Noruega.

 

skydome

 

A cereja no bolo de um projeto tão grandioso não poderia ser menos surpreendente. Localizado nos deques 16 e 17 do navio, o SkyDome cria um clima temperado ao redor da piscina em que está instalado – e o espaço ainda se transforma num palco à noite. A estrutura foi projetada pelo escritório inglês Eckersley O’Callaghan, o mesmo responsável pelas icônicas lojas envidraçadas da Apple ao redor do mundo. “Como é a primeira construção desse tipo, tivemos de abordá-la com a mentalidade de que estávamos tentando realizar algo que nunca tinha sido feito antes”, conta o diretor-associado Ian langham. “Edificações são objetos relativamente estáticos, mas um navio cruzeiro se move — e cada componente precisa permitir essa mobilidade”. Por isso mesmo, ao invés de ser completamente fixo, o domo permite que algumas áreas de suporte façam pequenos movimentos.

 

Divulgação P&O Cruises

Divulgação P&O Cruises

 

Força bruta
Os 970 m² do SkyDome pesam 115 t – são 41 m de comprimento, 29 m de largura e 4 m de altura. A empresa de engenharia Frener & Reifer ocupou-se com a instalação disso tudo. A tarefa se deu de modo único. A estrutura também foi montada no estaleiro de Papenburg. Quando finalizada, um guindaste a ergueu, levando-a suspensa até o local do navio em que ela seria “encaixada” (assista ao vídeo desse trabalho clicando aqui).

Ao todo, o domo é formado por 340 painéis de vidros laminados insulados, utilizando o interlayer estrutural SentryGlas, da Trosifol. Desses painéis, 170 exibem formas e modelos únicos, o que dificultou ainda mais a fabricação e a montagem das peças, tanto que elas são instaladas em uma trama de perfis retangulares ocos.

 

Divulgação P&O Cruises

Divulgação P&O Cruises

 

A robusta especificação considera as variadas condições climáticas e meteorológicas que poderão ser encontradas durante as viagens. “Tivemos de levar em conta as temperaturas elevadas e também o granizo, embora a neve não tenha sido considerada um problema em termos de climas extremos”, revela Graham Coult, diretor técnico da Eckersley O’Callaghan. “Precisamos, então, testar a composição laminada, e fizemos isso atirando bolas de golfe com um canhão de ar.”

Fica a dica, portanto, para quem tiver condições de viajar ela Europa no Iona após a pandemia: o SkyDome vai lhe proteger de todas as intempéries possíveis.

 

Divulgação P&O Cruises

Divulgação P&O Cruises

 

Especificação técnica
– Laminados insulados com a composição: temperado 8 mm + câmara com argônio + termoendurecido 6 mm + interlayer SentryGlas de 1,52 mm + termoendurecido 6 mm;

– As peças ganharam ainda um revestimento térmico de alto desempenho aplicado na segunda superfície.

Viagens de alto padrão
O Iona conta com mais de 2.600 cabines para passageiros, sendo cerca de 1.300 delas com sacada. Para alimentação, há várias possibilidades de escolha: são 14 restaurantes e 19 bares e cafés. Entretenimento e espaços para lazer também não faltam: o navio comporta 5 piscinas (uma do tipo com borda infinita), academia, spa, sauna, suíte termal, teatro, cinema, cassino, galeria de arte, biblioteca, arena de esportes e até um shopping center.

 

Gigante em construção: erguido no estaleiro Meyer Werft, na Alemanha, Iona foi depois levado para a cidade inglesa de Southampton, de onde suas rotas de cruzeiro partem

Gigante em construção: erguido no estaleiro Meyer Werft, na Alemanha, Iona foi depois levado para a cidade inglesa de Southampton, de onde suas rotas de cruzeiro partem

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 582 (junho de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

 

 

 

 

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters