Vidroplano
Vidroplano

Negócios à vontade

21/08/2018 - 11h02

Desde 2016, a casa do Mercado Livre no Brasil está em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo. Ali encontra-se a MeliCidade, sede no País da empresa argentina de tecnologia para soluções de comércio eletrônico. O espaço chama atenção por seu aspecto mais moderno e descontraído e também pelo amplo uso de vidros, proporcionando integração entre as salas e ambientes do galpão — e até contribuindo para sua sustentabilidade energética!

Conheça a seguir um pouco mais sobre essa obra.

vp_mercadolivre3Ficha técnica
Autores do projeto: escritórios Athié Wohnrath e Estudio Elia / Irastorza (EEI)
Local: Avenida das Nações Unidas, Osasco, SP
Área: 17 mil m²
Conclusão: 2016

Espaço jovem para jovens profissionais
O grupo Athié Wohnrath, em parceria com o escritório argentino Estudio Elia / Irastorza (EEI), foi o responsável por todo o projeto do retrofit do prédio escolhido para a nova sede do Mercado Livre — até instalar-se em Osasco, a empresa atendia na vizinha Barueri. Um de seus principais cuidados foi garantir que a MeliCidade tivesse a cara da empresa. “Como o Mercado Livre tem colaboradores extremamente jovens, o espaço precisava estar dentro das expectativas desse grupo”, conta Sérgio Athié, sócio-fundador e diretor da empresa de arquitetura. “Ter áreas de colaboração e ambientes flexíveis era fundamental para garantir a dinâmica de trabalho interativa da companhia.”

vp_mercadolivre6

Para alcançar esse e outros objetivos, como ambientes mais confortáveis e informais para as reuniões e troca de ideias, a Athié Wohnrath buscou inspiração nos conceitos de diversas instalações de empresas localizadas no Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Além disso, priorizou três importantes pilares para a concepção da nova sede: encantar talentos, aproximar-se de parceiros e clientes e promover a sustentabilidade e o aumento na qualidade de vida de todos.

Nesse sentido, o vidro foi um material de grande importância. Com sua transparência, favoreceu a integração plena tanto entre os espaços internos do edifício como entre a obra e a área externa. Outro benefício trazido pelo material, comenta Athié, é que ele aumentou a luminosidade nos ambientes.

vp_mercadolivre2b

Segurança e imponência transparentes
A diversidade de tipos de vidro destaca-se na MeliCidade. Já nas portarias que levam à entrada, blindados multilaminados garantem a proteção de quem está dentro delas. Grande parte da fachada dos três blocos que compõem a sede do Mercado Livre é uma pele de vidro com laminados jumbo 8+8 mm, com cerca de 2 m de comprimento e 6 de altura.

Dentro da edificação, mais vidro: os fechamentos das salas redondas levam temperados laminados curvos 4+4 mm, enquanto os espaços para reuniões e treinamentos contam com divisórias industriais de laminados 4+4 mm encaixilhados, também usados para a cobertura do pergolado.

A obra emprega ainda peças brancas e espelhos como parte do seu revestimento interno.

vp_mercadolivre4

Deixa a luz do céu entrar
Outro papel chave do vidro na MeliCidade é contribuir para sua eficiência energética — e o grande aproveitamento da iluminação natural não é a única forma pela qual ele faz isso. Nosso material está presente nos 2 mil painéis fotovoltaicos da cobertura da sede, os quais geram metade da energia distribuída no complexo. As placas de vidro compondo esses sistemas não só os protegem de danos como os causados por chuvas de granizo, mas também permitem a passagem de luz para dentro deles, convertendo-a em eletricidade para consumo próprio da edificação.

“Já que um dos pilares do projeto era o da sustentabilidade, a energia, claro, era um tema relevante nesse caso, pois o local funciona 24 horas por dia, sete dias por semana”, explica Athié. Dessa forma, os escritórios responsáveis pelo projeto avaliaram conjuntamente as opções de racionalizar o consumo e optaram pelo uso das placas fotovoltaicas, uma vez que a área de cobertura do prédio é bastante grande.

Outras soluções voltadas para a sustentabilidade da obra também foram adotadas. Entre elas, um sistema de armazenamento de água para ser utilizada nos banheiros e jardins.

vp_mercadolivre7

Curiosidades da MeliCidade
O nome do espaço vem de “Meli”, sigla pela qual o Mercado Livre é conhecido na bolsa Nasdaq, e “cidade”, porque a ideia principal para a sede é que os funcionários tenham acesso a todo tipo de comodidade a passos de distância.

A MeliCidade tem:
– 140 salas de reunião
– 11 salas de treinamento
– Auditório com 200 lugares
– Arquibancada para eventos internos
– Biblioteca
– Cafeteria
– Espaços de descanso
– Restaurante com capacidade para 450 pessoas
– Área de esportes e lazer chamada de “Meli Mall”, com academia, salão de jogos, salão de beleza, atendimento nutricional e massagem
– Área externa com um jardim com redes e uma quadra poliesportiva

Este texto foi originalmente publicado na edição 548 (agosto de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters