Vidroplano
Vidroplano

Norma indica requisitos para instalação de espelhos

22/11/2021 - 10h35

A venda e a instalação de espelhos estão entre as atividades básicas de qualquer vidraçaria. Talvez por isso, os profissionais já acostumados a realizar esse trabalho algumas vezes deixam de atentar em orientações importantes presentes na norma ABNT NBR 15198 — Espelhos de prata – Beneficiamento e instalação, o que pode levar a danos ao produto e prejuízos para a empresa.

Para evitar que isso aconteça, reveja a seguir alguns dos principais requisitos dessa norma.

De quem é a responsabilidade?
De acordo com a ABNT NBR 15198, toda e qualquer instalação de espelho devem garantir condições mínimas de resistência mecânica e segurança, sendo de responsabilidade do projetista assegurar essas condições.

Onde instalar?
A parede ou superfície em que o espelho é instalado ganha o nome de substrato: pode ser de concreto, madeira ou outros materiais.

Para que a instalação possa ser feita, o substrato deve apresentar as seguintes características:

Ter resistência suficiente para suportar o espelho;

– Ser plano, a fim de não apresentar distorção óptica;

– Possuir isolamento quanto à umidade.

Além disso, a ABNT NBR 15198 traz orientações sobre o que levar em consideração em relação ao substrato:

– Não instalar o espelho sobre paredes de concreto e reboco frescos – recomenda-se que haja, no mínimo, duas semanas de cura da superfície;

– Não instalar diretamente em paredes que contenham coluna de água quente.

Caso seja necessário utilizar madeira como substrato, a norma recomenda a utilização do tipo MDF ou similar.

Tipos de instalação
A instalação química é feita por meio de adesivos. O material precisa conter elastoméricos neutros, como silicones de cura neutra de base alcoxi sem solventes tóxicos, ou fitas dupla face isentas de solvente – nunca use colas com solventes orgânicos (como as de “sapateiro”) para esse trabalho.

Importante: os adesivos devem ser aplicados na superfície em que será feita a colagem em filetes sempre na vertical, para permitir a passagem de ar e o escoamento da umidade. Para uma perfeita adesão, é fundamental efetuar a limpeza eficiente da superfície pintada e do substrato, removendo a poeira e a oleosidade com água ou álcool isopropílico.

Outra possibilidade é a instalação mecânica do espelho, por meio do uso de ferragens como molduras, botões franceses ou presilhas. Nesse caso, um cuidado obrigatório é o uso de espaçadores (calços ou arruelas, dependendo do tipo de ferragem) feitos de borracha ou plástico, de maneira que evitem o contato direto entre o espelho e o metal e que não absorvam umidade.

Na hora da instalação
Uma etapa fundamental antes da fixação do espelho é a verificação tanto das medidas dele como das do espaço em que ele será colocado. A superfície em que a peça será fixada também precisa estar limpa e seca. E, entre dois espelhos, deve existir uma folga de, no mínimo, 1 mm.

Outro ponto importante: entre o costado do espelho e a superfície do substrato deve haver um espaçamento de 3 mm. Isso permitirá a circulação de ar atrás dele e, assim, impedirá o acúmulo de umidade e a corrosão que esta pode causar no produto.

Após a instalação
O instalador deve informar ao consumidor os cuidados básicos a serem tomados para prolongar a vida dos espelhos, indicando, por exemplo, que a limpeza de espelhos é diferente da de outros tipos de vidro:

– Ela deve ser iniciada com um espanador, para retirar a poeira depositada em sua superfície;

– Nunca utilizar produtos abrasivos, ácidos ou alcalinos;

– Não borrifar produtos de limpeza líquidos diretamente no espelho – o produto deve ser sempre aplicado no pano que será passado na peça;

– Usar pano macio e limpo, umedecido com álcool ou água morna;

– Em banheiros, em caso de lavagem de paredes, nunca jogar água ou produtos químicos de limpeza que possam escorrer por trás do espelho ou mesmo em suas bordas.

Este texto foi originalmente publicado na edição 587 (novembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters