Depois de oito anos, a Vidroforte encerrou o processo de recuperação judicial e começa a escrever um novo capítulo de sua história. A informação foi divulgada pelo jornal Zero Hora. A indústria de Caxias do Sul (RS), especializada no beneficiamento de vidros especiais, atravessou um período marcado por dificuldades financeiras, intensificadas por fatores externos como a alta do dólar, o encarecimento do crédito e a pandemia.
A recuperação judicial teve início em 2018 e o plano apresentado pela empresa foi homologado pela justiça em setembro de 2023. Desde então, a estratégia passou por reorganizar a operação e, ao mesmo tempo, criar condições para voltar a investir.
Os resultados já aparecem nos números. Em 2025, a Vidroforte aumentou em 42% sua capacidade instalada e em 34% o fornecimento de vidros especiais para a indústria automotiva. Cerca de R$ 9 milhões foram destinados à compra de equipamentos e tecnologias, entre eles um sistema automático de pintura em linha para atender a produção de veículos pesados. Com a modernização, a empresa projeta chegar a 1,6 milhão de m² de vidros por ano. Os novos processos devem proporcionar ainda uma economia estimada em R$ 600 mil anuais.
Uma nova etapa
Para José Maurício Toledo, CEO da empresa, o momento não deve ser encarado como uma retomada. Em entrevista à equipe de O Vidroplano, ele destaca que a empresa manteve sua presença e trajetória de crescimento mesmo durante a recuperação judicial. “Não falamos em retomar um mercado que nunca deixamos, mas em iniciar uma nova etapa de expansão, com ainda mais oportunidades de crescimento”, afirma.
Segundo o executivo, o fim do processo permite avançar em negociações com potenciais clientes que tinham como requisito a saída da recuperação judicial, além de ampliar as possibilidades de negociação com fornecedores e buscar condições comerciais mais atrativas.
A empresa também ampliou seu portfólio. Em julho, lançou a linha Prisma, de janelas completas para veículos, e iniciou as exportações do produto. O lançamento faz parte de uma estratégia mais ampla: outros três modelos de janelas devem ser apresentados nos próximos meses, formando uma linha voltada a aplicações como motorhomes, vans, ônibus e veículos da linha pesada.
A atuação internacional também deve ganhar espaço. De acordo com Toledo, os produtos atendem a normas internacionais e ampliam as possibilidades em mercados como Argentina e Europa. A empresa já possui clientes de outros países em processos de testes e homologação.
“Mesmo diante de um cenário econômico desafiador, acreditamos no mercado de vidros e seguimos investindo nele”, afirma o CEO. A expectativa da empresa é de que 2027 e 2028 sejam anos de crescimento.










