A Panasonic, gigante japonesa do setor de eletrônicos, está fazendo testes com uma tecnologia que promete trazer ainda mais eficiência aos painéis fotovoltaicos integrados às construções – os Building Integrated Photovoltaics (BIPV) –, que permite a integração dos elementos de geração de energia solar ao próprio design da obra, ao invés de simplesmente adicionar módulos convencionais a um edifício.
As células fotovoltaicas do sistema da Panasonic (instaladas em conjuntos de vidros como se fossem interlayers em um laminado) são feitas com um minério chamado perovskita: por conta de sua estrutura cristalina, pode funcionar com mais eficácia na captação da luz solar na comparação com os tradicionais painéis de silício. Além disso, oferece personalização na transparência dos conjuntos e nos padrões gráficos, adequando-se ao aspecto estético pretendido pelos arquitetos de uma obra.
Os testes estão sendo realizados em parceria com a fabricante de esquadrias norte-americana YKK AP, de forma a entenderem como diferentes padrões decorativos vão funcionar na prática. Fiquemos de olho para saber se a solução entregará o que promete!








