O mundo mudou — e você precisa se adaptar!
18/12/2015 - 15h47
Em uma das palestras mais carismáticas do 12º Simpovidro, Dado Schneider começa emudecido e apresenta as novas formas de comunicação e mutações no mercado
“Vivemos em uma competição desenfreada. Para trabalhar hoje, é preciso se digitalizar, reciclar e rejuvenescer. Tudo isso resultará em longevidade profissional e pessoal.”
Dado Schneider
Tema
Se a CRISE não MUDA, a PALESTRA MUDA
Em tempos de smartphones e redes sociais, prender a atenção das pessoas é cada vez mais difícil. No entanto, um publicitário e professor de 54 anos, cuja adolescência e juventude se deram nas décadas de 1970 e 1980, encontrou uma fórmula excelente: a palestra muda.
Dado Schneider iniciou uma das mais animadas apresentações desta edição do simpósio sem falar nada durante vinte minutos. Com música pop contemporânea em volume alto e apenas mensagens apresentadas por eslaides (bem-humoradas, mas cheias de conteúdo), ele conseguiu prender a atenção de toda a Plenária Simpovidro. Encerrada a parte muda, falou sobre as mudanças no mundo — que, obviamente, resvalam na vida profissional.
O mundo mudou — e bem na nossa vez
Para o palestrante, as pessoas que têm entre trinta e setenta anos viveram e trabalharam de maneira parecida. No entanto, com a Era Digital, a Geração Z (nascida a partir da década de 1990) tem hábitos bem-diferentes. Por isso, os que nasceram antes da década de 1980 devem se adaptar para trabalhar e vender para esse público. “Mudar é aceitar o novo. Não vivemos uma era de mudanças, é muito mais profundo: mudar é a nossa era”, definiu, pedindo para as pessoas deixarem o saudosismo de lado.
Trabalhar no século 21 envolve…
- Digitalizar-se;
- Reciclar-se;
- Rejuvenescer-se;
- Ter longevidade
Nossa vida útil profissional será muito maior do que no século 20!
Goste do que você faz!
A tecnologia e os novos hábitos da Geração Z trouxeram inúmeros benefícios. Mas também tornaram o mercado muito mais competitivo — ainda mais em época de crise: hoje, não se pode mais apostar apenas no mesmo produto e serviço, deve-se estar atento, reinventando-se sempre e buscando ser acima da média. Isso exige mais trabalho e mais estudo. Por isso, “tente fazer o que gosta, para que trabalhar se transforme em algo bom. Ou, então, passe a gostar do que faz!”
Choque de gerações: diferença no comportamento do consumidor
Século 20 — Era do vínculo: pessoas eram fiéis a uma marca e desenvolviam relacionamento com ela
Século 21 — Era do ficar: há uma explosão de opções em todos os segmentos. Por isso, o comprador busca o que lhe atende mais em determinado momento, independente da marca.
Antes de fazer uma compra, o cliente pesquisa muito, conhece o que está procurando. Os detalhes somados fazem a diferença no fim. As empresas devem estar atentas a isso.
Você sabia?
Dado Schneider passou por importantes agências de publicidade, como a MPM e DM9, do Nizan Guanaes. Nos anos 2000, foi o criador da marca da empresa de comunicação Claro.
Fale com eles!
Dado Schneider — www.facebook.com/dado4314
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