Vidroplano
Vidroplano

Panorama Abravidro 2020 é publicado

24/06/2020 - 11h28

Saber interpretar dados é tão importante quanto os dados em si. Os números podem esconder informações importantes que nem sempre ficam claras à primeira vista. Por isso, O Vidroplano traz uma reportagem especial analisando o conteúdo do Panorama Abravidro 2020 — encartado nesta edição da revista. Essa iniciativa da entidade, publicada anualmente desde 2012, é o único estudo econômico e produtivo sobre a produção vidreira nacional, feito com base nas informações fornecidas pelos processadores de todo o País. Este ano, participaram 38 empresas, representando 22% do mercado brasileiro de vidro processado não automotivo.

O que os números dizem
Os dados são analisados, consolidados e agregados pela GPM Consultoria Econômica. Sérgio Goldbaum, economista da empresa, acredita que nosso setor ficou entre “andar de lado” e “pequena queda” em 2019. “Isso pode ser visto em especial no que concerne aos segmentos de temperados e laminados. Nos demais, a queda, tanto na produção como no faturamento é mais substantiva”, explica. Para ele, o setor vidreiro acompanhou os resultados da indústria nacional como um todo: “O indicador de produção física do IBGE apurou ‘pequena queda’ de 1,1% na indústria geral, incluindo a extrativa e transformadora. Considerando apenas a transformadora, teve aumento de 0,1%. Isto é, também ‘andou de lado’”.

Goldbaum acredita que o estudo confirma a impressão geral do setor. “Mas me chamou atenção o que parece ter sido alguma recuperação da produção de laminados, interrompendo queda de alguns anos. E a queda no segmento de espelhos também é relevante”, analisa. O otimismo nas respostas às questões qualitativas, que medem a expectativa das empresas em relação ao mercado em 2020, foi outro destaque. Mas isso ainda persiste após uma pandemia global? “Obviamente, a situação está afetando enormemente algumas áreas. Diria até que alguns setores de serviços estão condenados. Mesmo que a construção civil, que demanda vidros processados, tenha sido relativamente poupada, receio que os números do Panorama do ano que vem serão ruins, especialmente para as pequenas empresas.”

A seguir, confira a análise sobre os indicadores. Os dados se referem aos vidros processados não automotivos em 2019.

Faturamento
– As processadoras faturaram 2,7% a menos que em 2018. Ao todo, o faturamento em 2019 foi de R$ 4,5 bilhões;
– O produto que mais perdeu faturamento foram os espelhos, com queda de 14,5%;
– Temperados e laminados cresceram, cada um, 1%.

faturamento

 

Produção em m²
– O volume de vidros processados produzido em 2019 teve o menor nível desde 2011;
– Na comparação com 2018, 2019 teve queda de 2,8% – isso representa mais que o crescimento visto de 2017 para 2018. Ou seja, perdemos a recuperação conseguida no ano retrasado.

produção

 

Qual é o processado mais consumido?
igualCom mais de 30 milhões de m², os temperados permanecem no topo da lista, mantendo praticamente o mesmo volume de 2018 (teve queda irrelevante de 0,1%).

 

sobeO vidro laminado foi o único a registrar aumento da produção em 2019: alta de 5,1% em comparação com 2018. Esse foi o melhor resultado dos últimos três anos, mostrando que há mais demanda por esse vidro.

 

desceOs espelhos registraram queda considerável: 10,8%, o que equivale a quase 2 milhões de m² a menos.

 

igualOutro vidro de valor agregado que vale ser mencionado é o insulado: vinha de um aumento expressivo de 2017 para 2018 (35,26%), mas manteve esse patamar alcançado, caindo apenas 1,9%.

 

Participação por produto
sobeTemperados seguem como líderes disparados, aumentando em 1,5% sua participação. Agora, somam 55,4% do total de vidro processado.

 

desceGraças à queda em sua produção, espelhos perderam 2,3%. É o menor nível do produto desde 2015.

 

desceTampos de vidro alcançaram o menor nível da série histórica do Panorama Abravidro: apenas 6,3%.

 

Preço médio dos vidros
O preço médio do temperado variou positivamente pelo segundo ano seguido, após sete anos em queda;

– Já os laminados atingiram seu índice mais baixo desde o início da série.

preçomédio

 

Mão de obra empregada
Nem tudo é queda. O número de funcionários aumentou 2,7% na comparação com 2018: agora, são 28.127 empregados em beneficiadoras.

É o maior nível de funcionários desde 2015, provavelmente resultado do otimismo que as empresas tinham para este ano.

O padrão dos últimos anos era de queda: desde 2014, o setor perdeu quase 6 mil empregos.

 

Nossas empresas são produtivas?
A conta para saber a produtividade é bem simples: basta dividir o total da produção pelo número de funcionários. Em 2019, o resultado mostra 160 m² de vidros processados por funcionário por mês. Esse é o menor nível desde 2013. Ou seja, nossas empresas ficaram menos produtivas (gastando mais para produzir menos) em comparação aos seis anos anteriores.

A queda em relação a 2018 é de 5,4% — mesmo com mais funcionários nas empresas do que no ano retrasado.

 

Capacidade instalada ociosa
60% das empresas atuaram com mais de 20% de ociosidade em 2019. Este é um novo indicador disponível na pesquisa.

capacidadeociosa

 

A importância do estudo
Com o Panorama Abravidro, as empresas da cadeia setorial podem encontrar os números essenciais e usá-los para definir ações ao longo do ano — e até mesmo para comparar seus resultados com o desempenho do mercado. O levantamento também permite que a Abravidro entenda quais são os principais problemas comerciais no Brasil e quais as medidas necessárias para resolvê-los. Com isso, é possível fazer pleitos junto ao governo federal que atendam de forma específica nossas empresas.

Este texto foi originalmente publicado na edição 570 (junho de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters