Vidroplano
Vidroplano

Pesquisa para o Panorama Abravidro 2021 já está aberta!

28/01/2021 - 11h08

Analisar o intenso 2020 sob a ótica do setor vidreiro será primordial para se traçar um caminho a ser trilhado pelos negócios de nossas empresas no futuro próximo. O aquecimento do mercado no último semestre vai nos levar ao crescimento na produção e faturamento em 2021? Quais foram os tipos de vidro mais consumidos nesse ano de pandemia? Qual estratégia de vendas seria possível criar com base nesses dados?

É para jogar luz em questões como essas que existe o Panorama Abravidro. Publicado anualmente desde 2012 pela associação, ele é o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional. A pesquisa para a edição 2021 do documento que trará os números referentes ao ano passado já começou – e é muito importante que todos os processadores contribuam para a sua elaboração, pois ele é feito com base nas informações fornecidas por esse segmento.

Instrumento de planejamento
Os dados levantados pelo Panorama podem ser usados em diferentes frentes. Uma delas é no planejamento das empresas, servindo como ferramenta para definir ações ao longo do ano e comparar os resultados de sua companhia com o desempenho do mercado como um todo. Entre os indicadores disponíveis no estudo estão:

– Produção em m²;

– Faturamento do setor;

– Produtividade dos trabalhadores;

– Evolução do preço médio dos vidros temperado e laminado;

– Capacidade nominal produtiva das plantas de float instaladas no País;

– Balança comercial de vidros, entre diversos outros tópicos.

Outra frente de extrema relevância está no fato de o estudo permitir à Abravidro saber quais são os principais problemas do mercado brasileiro, assim como refletir a respeito das ações necessárias para resolvê-los. Dessa forma, é possível solicitar medidas que atendam nossas empresas de forma específica junto ao governo federal.

Por que participar?
Quanto mais processadores responderem à pesquisa, mais precisos serão os dados presentes no estudo. Isso porque, com uma amostragem maior, pode-se visualizar mais claramente a situação do mercado, identificar se ele está em crescimento ou queda, saber as dificuldades enfrentadas pelos empresários na rotina de trabalho e, assim, preparar movimentos para superá-las.

Sigilo absoluto
As informações enviadas pelas empresas são confidenciais. Quando você responder ao questionário, os dados serão diretamente à GPM Consultoria, que atua na elaboração do estudo desde sua primeira edição. Os economistas responsáveis pela análise das informações já assinaram um termo de confidencialidade, registrado em cartório, assumindo que apenas os números consolidados e agregados são compartilhados com a equipe da Abravidro e tornados públicos, sem distinguir uma empresa da outra. Em caso de dúvidas, eles estão à disposição pelo e-mail panoramaabravidro@gmail.com.

Como participar?
Quem já participou do Panorama Abravidro em outras edições sabe que é um processo rápido, fácil e totalmente seguro. Basta preencher o questionário na plataforma online Survey Monkey, especializada em pesquisas para coleta de dados. As perguntas podem ser acessadas pelo link pt.surveymonkey.com/r/panoramaabravidro2021

Este texto foi originalmente publicado na edição 577 (janeiro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters