Vidroplano
Vidroplano

Pesquisa para o Panorama Abravidro 2022 já começou!

26/01/2022 - 11h02

Medir os dados do setor vidreiro sobre 2021 será essencial para que as empresas possam visualizar com clareza os resultados do mercado e as perspectivas para os próximos 12 meses. Por isso mesmo, a pesquisa para a edição 2022 do Panorama Abravidro – que completou uma década de existência no ano passado – já teve início.

O material é o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional, publicado anualmente pela associação e feito com base nas informações fornecidas pelas processadoras – por isso, é fundamental que todas as empresas desse segmento respondam ao questionário para a elaboração do documento até o dia 18 de março.

Por que responder?
A participação de cada processadora na pesquisa faz toda a diferença para o resultado final do levantamento. Quanto mais empresas participarem, mais precisos serão os dados presentes na publicação. Com uma amostragem maior de empresas, é possível ter uma visão mais clara da situação do mercado do vidro no Brasil, identificando assim se ele se encontra em crescimento ou queda, quais as principais dificuldades enfrentadas pelos empresários e que ações precisam ser tomadas para superá-las, entre outros pontos.

Seguro e confidencial
O acesso às informações enviadas pelas empresas é restrito aos pesquisadores da GPM Consultoria, empresa que atua na elaboração do estudo desde sua primeira edição. Nem mesmo a equipe da Abravidro tem contato com esses dados. Os economistas responsáveis pela análise das informações assinaram um termo de confidencialidade, registrado em cartório, assumindo que apenas os números consolidados e agregados são tornados públicos, sem distinguir uma empresa da outra. Eles estão à disposição de todo o setor, para esclarecer dúvidas dos participantes, pelo e-mail panoramaabravidro@gmail.com.

Planejamento e demandas
Os processadores e demais empresas ligadas ao nosso segmento podem encontrar no Panorama Abravidro todos os números essenciais do mercado. Alguns dos indicadores disponíveis no estudo são:

– Produção de vidros processados (em m²);

– Faturamento do setor;

– Evolução do preço médio dos vidros temperado e laminado;

– Mão de obra empregada na indústria de transformação;

– Produtividade dos trabalhadores;

– Capacidade nominal produtiva das plantas de float instaladas no País;

– Balança comercial de vidros;

– Termômetro para 2022: expectativa de faturamento, intenção de investimento, capacidade instalada ociosa etc.

Todos esses dados servem como ferramenta para que cada empresário possa comparar o desempenho da sua processadora com o resultado geral do mercado brasileiro, bem como estabelecer suas estratégias e ações para o ano.

Já para a Abravidro, o levantamento permite que a associação identifique os principais problemas do mercado nacional e quais as medidas necessárias para resolvê-los. Assim, é possível solicitar junto ao governo federal ações que atendam nossas empresas de forma específica.

 

direto-da-abravidro-panoramaComo participar?
É fácil! Basta preencher o questionário na plataforma online Survey Monkey, especializada em pesquisas para coleta de dados – o processo é rápido, e totalmente seguro. As perguntas podem ser acessadas pelo link (https://pt.surveymonkey.com/r/panoramaabravidro2022).

Crédito da imagem: pressfoto/Freepik

Este texto foi originalmente publicado na edição 589 (janeiro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters