Vidroplano
Vidroplano

Portas, vitrines e divisórias dentro da norma

21/03/2019 - 09h46

Divulgar o que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) diz sobre o vidro sempre foi prioridade para a Abravidro — desde 1998, a associação sedia o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), responsável pelas normas técnicas para o nosso material. O cumprimento delas pelos profissionais é fundamental para que todo o trabalho seja executado de forma correta. Por isso, para facilitar o entendimento sobre as normas, esta nova seção de O Vidroplano trará explicações simples e diretas para os leitores. Para começar, abordamos um dos usos mais comuns envolvendo o material, que é sua aplicação em portas, divisórias e vitrines. Você sabe que tipos de vidro podem ser instalados nesses casos? Confira!

O que a norma diz?

De acordo com a NBR 7199 —Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações, os tipos de vidro permitidos para uso em portas, vitrines e divisórias dependem da altura em que serão instalados:

MG_5575

Abaixo de 1,10 m em relação ao piso

Apenas vidros de segurança são permitidos, independente do pavimento em que estejam instalados. Nesse caso, você pode usar o vidro

– Temperado;

– Laminado;

– Aramado;

– Insulado (composto com os vidros listados acima).

MG_9099

Acima de 1,10 m em relação ao piso

São permitidos os seguintes tipos

– Temperado;

– Laminado;

– Aramado;

Float;

– Impresso;

– Insulado (composto com os vidros listados acima).

Mas, cuidado: os vidros float e impresso só podem ser aplicados nesse caso se a peça for encaixilhada ou colada em todo o perímetro.

ATENÇÃO: caso não haja divisão na altura das portas, vitrines ou divisórias, a regra a ser seguida é a que for mais restritiva, ou seja, a instalação deverá ser toda composta com os vidros de segurança.

Como saber mais sobre as normas para vidros?

É só procurar a Abravidro:

Telefone: (11) 3873-9908 | cb37@abnt.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 555 (março de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters