Vidroplano
Vidroplano

Processador, o setor vidreiro conta com você

21/03/2019 - 09h48

A Abravidro já começou a preparar a edição deste ano do Panorama Abravidro, o único estudo econômico sobre a produção do setor vidreiro nacional. Publicado anualmente desde 2012, o documento é feito com base nas informações fornecidas pelos processadores de todo o País e é de grande importância para a tomada de decisões estratégicas de todo o mercado.

Com isso, é fundamental que os beneficiadores participem da pesquisa para a elaboração do documento. Além de ajudar os tomadores de decisão nas empresas e os especialistas do vidro plano no Brasil e exterior a conhecerem a situação do segmento, esses dados permitem fazer demandas ao governo em prol de toda a cadeia.

Vale destacar que o Panorama Abravidro é conhecido pela confidencialidade dos dados e pela presença de economistas renomados na avaliação das informações.

Sigilo absoluto
– O questionário para a pesquisa está na plataforma online para coleta de dados Survey Monkey. As perguntas podem ser acessadas pelo link pt.surveymonkey.com/r/PanoramaAbravidro
– A análise é feita pelos economistas Sérgio Goldbaum e Euclides Pedrozo, da GPM Consultoria — são os mesmos profissionais responsáveis pelas edições anteriores do estudo. Eles contam com um e-mail exclusivo para esclarecer dúvidas dos participantes: panoramaabravidro@gmail.com.
– As informações individuais de cada empresa não passam por qualquer funcionário ou diretor da Abravidro. Somente a GPM Consultoria tem acesso ao conteúdo enviado pela plataforma Survey Monkey e ao e-mail acima.
– Os profissionais da GPM Consultoria envolvidos na elaboração do estudo assinaram um termo de confidencialidade, registrado em cartório, assumindo que apenas os números consolidados e agregados são tornados públicos, sem distinguir uma empresa da outra.

Por que participar?
Referência para tomada de decisões
Com base nos dados recebidos para o Panorama Abravidro, todos os números essenciais do mercado são apresentados, como o consumo de vidros planos, a capacidade nominal produtiva, a produtividade da indústria, o faturamento de vidros processados e o número de profissionais empregados no mercado de transformação. Dessa forma, os processadores e demais empresas envolvidos com o segmento podem definir suas ações para o ano. E, quanto mais empresas participarem, mais precisos serão os dados presentes na publicação.

Conquista de melhorias para todo o setor
As informações do Panorama Abravidro são usadas pela Abravidro para entender quais os principais problemas do setor e as medidas necessárias para resolvê-los. Para que a associação possa pleitear com o governo melhorias para o mercado, ela precisa apresentar dados sólidos, o que reforça o aspecto essencial da pesquisa. Um exemplo disso pôde ser visto em 2012: com a primeira edição do estudo em mãos, representantes da Abravidro foram a Brasília solicitar uma redução do Imposto sobre produtos industrializados (IPI) dos vidros processados. Na mesma ocasião, a entidade também viu a oportunidade de pleitear a desoneração da folha de pagamentos para o setor, que acabou sendo aplicada pelo governo.

Este texto foi originalmente publicado na edição 555 (março de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters