Vidroplano
Vidroplano

Pronto para salvar vidas

25/04/2022 - 18h09

Como visto na reportagem da seção “Aqui tem vidro”, o vidro está presente na medicina de maneira bastante diversa, sendo um material fundamental de apoio a tratamentos, ajudando efetivamente o corpo humano a se curar. Conheça dois usos que prometem revolucionar o campo da saúde – e que já são realidade.

Vidro como enxerto ósseo
Cientistas criaram o chamado “vidro bioativo”, material que se liga a tecidos vivos. Ao ser aplicado como enxerto ósseo, ele libera cálcio à medida que se degrada. Esse cálcio reage com os fluidos corporais, resultando em outro elemento, a hidroxiapatita — fosfato de cálcio utilizado em restaurações ósseas, uma vez que apresenta características semelhantes à fase mineral desses tecidos. Dessa forma, o produto acaba sendo reconhecido pelo corpo, que não o rejeita.

Vidro como tecido para cicatrizar feridas
Desenvolvido pela empresa norte-americana ETS Wound Care, o Mirragen Advanced Wound Matrix é a intervenção de última geração para o tratamento de feridas de grande porte. Funciona como um curativo adesivo feito de fibra de vidro bioativa — mesmo sendo sintético, é absorvível pelo corpo. O material tem uma estrutura semelhante à dos fios de fibrina, proteína que ajuda a criar coágulos para impedir que o sangue saia por um machucado. Por isso, quando colocado em cima de uma ferida, o Mirragen acelera o processo de cicatrização, diminuindo o período de internação de pacientes.

* Texto baseado na apresentação de Steve Jung, da empresa estadunidense Mo-Sci Corporation, durante a cerimônia oficial de abertura do Ano Internacional do Vidro, na ONU.

A presente seção, “Ano Internacional do Vidro”, celebrando a trajetória de nosso material e sua importância para a história humana, é uma contribuição de O Vidroplano ao Ano Internacional do Vidro, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2022.

Crédito da imagem de abertura: ipopba/stock.adobe.com

Este texto foi originalmente publicado na edição 592 (abril de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters