Vidroplano
Vidroplano

Prosperidade a todos!

20/12/2022 - 12h37

domingos-dez2022Mais um ano chega ao fim, o sexto desde que comecei a escrever neste espaço para meus colegas do mercado vidreiro. 2022 foi intenso, 12 meses de muito trabalho, muitos desafios para o nosso setor, muita instabilidade política e econômica no País.

A agenda da Abravidro esteve movimentada. Revisão de normas de dois dos nossos principais produtos, os vidros temperado e laminado, alta demanda por cursos de especialização técnica pelas processadoras, acompanhamento de temas de interesse como a equalização do IPI, lançamento do nosso Código de Conduta Ética, além do desenvolvimento de novos projetos, como o Termômetro Abravidro, novo indicador de performance da cadeia de processamento.

Unimo-nos a outras entidades do ecossistema da construção civil para organizar nossas demandas junto ao governo federal e estamos desenvolvendo outros produtos que devem sair do forno no ano que vem. Nossa equipe trabalhou arduamente e, como resultado, o mercado vidreiro colheu bons frutos.

Foi também um período de reencontros, com a retomada das reuniões presenciais, eventos e feiras. Ano de Glass South America com recorde de público. E o que dizer do Simpovidro? Depois de um intervalo de três anos, nosso simpósio mais uma vez se mostrou indispensável, nos proporcionando a oportunidade de estar com amigos e fornecedores num clima descontraído e leve, além de permitir acesso a palestras de alto nível e muita interação de todos os elos da cadeia — deixou um gostinho de quero mais.

Mas nem só de coisa boa vivemos neste ano. Teve muita especulação, aumento da informalidade, pesados e sucessivos reajustes no preço da nossa principal matéria-prima, o float, e de outros insumos e serviços. A demanda pelo nosso material arrefeceu e, embora novos canteiros de obras estejam pipocando por aí, a sensação é mesmo de retração. A preocupação com o que 2023 nos reserva é grande. Mas uma coisa é certa: venha o que vier, a Abravidro estará aqui trabalhando incansavelmente pelo desenvolvimento do nosso mercado.

Boas festas e que 2023 seja um ano de prosperidade para todos nós!

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 600 (dezembro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Cris Martins



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters