Vidroplano
Vidroplano


10 coisas que um vidraceiro pode fazer por você

18/05/2017 - 12h42

Hoje, 18 de maio, é comemorado o Dia do Vidraceiro. O profissional é um elo importantíssimo do setor vidreiro: é ele quem faz a ponte entre o consumidor final e toda a cadeia produtiva. E, para demonstrar a sua importância, elencamos 10 coisas que o vidraceiro pode fazer por você!

1 — O profissional conhece os tipos de vidro e sistemas, além das normas técnicas referente a cada produto
Frustrated man reading instruction
O vidro é matéria-prima básica do vidraceiro. Então, o bom profissional conhece os tipos do material de cor e salteado! Laminado, comum, temperado, insulado, pintado, colorido, aramado… Sabe para qual tipo de aplicação serve cada um deles e o que as normas técnicas determinam sobre os sistemas de instalação. Por isso, se tiver uma dúvida, fale com o seu vidraceiro!

2 — Ele faz o estudo do vão e indica o vidro certo para o projeto que o cliente deseja
Measuring For Storm Shutters
Como conhece os tipos de vidro e suas funcionalidades, o vidraceiro é capaz de avaliar o vão em que o material será instalado e indicar o vidro correto a ser aplicado. Ele sabe que é importante sempre verificar o que a norma diz para oferecer ainda mais segurança ao cliente.

3 — Sabe avaliar também os riscos de cada projeto
builders worker installing glass windows on facade
Nem sempre aquela ideia mirabolante do cliente pode ser feita sem oferecer riscos. Um vidraceiro profissional identifica os potenciais riscos futuros da instalação e consegue orientar sobre o que é melhor.

4 — O vidraceiro tem um olho clínico para identificar necessidades
Repairing a window frame
Às vezes, numa visita para a manutenção do boxe, por exemplo, o vidraceiro analisa clinicamente lugares em que o vidro pode ser aplicado para melhorar a estética ou a segurança. Um fechamento de vidro para a parte inferior da pia, uma divisória ou a troca de uma janela por outro modelo são algumas das soluções a serem identificadas pelo profissional.

5 — Além de identificar problemas no sistema já instalado e apontar as correções necessárias
Construction worker using spirit level
Às vezes, o vidraceiro é chamado para corrigir algum problema. A janela que está barulhenta, a porta que não abre completamente… O vidraceiro é o profissional que deve identificar o problema e resolvê-lo da forma correta.

5 – Ele faz o corte e lapidação do vidro
lapidacao

Hoje em dia existe tutorial para tudo, é verdade. Porém, eles NÃO são seguros! Só o vidraceiro tem as ferramentas e o conhecimento necessário para cortar e lapidar o vidro, deixando-o com a forma necessária para a instalação.

6 – Assim como sabe instalar e fazer manutenção do boxe de banheiro
boxe_atendimento
O vidraceiro tem a seu dispor o programa De Olho no Boxe, da Abravidro, com dicas que contribuem com o sucesso do seu trabalho. Também é o vidraceiro que avalia o sistema durante a manutenção periódica, a ser feita a cada doze meses, conforme determina a norma técnica NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança, e verifica o possível desgaste das peças, inclusive roldanas, parafusos e outros componentes do sistema.

7 – Outras tarefas nas quais o profissional é especialista: instalação de guarda-corpos, fechamentos de sacadas e fachadas de vidro, entre outros
instalar-guarda-corpo

Não importa o desafio, é o vidraceiro que deve estudar os meios viáveis para realizar o que o arquiteto está pedindo. Ele pesquisa as ferragens que a instalação precisa e indica o vidro que deve ser utilizado de acordo com as normas.

8 — O vidraceiro escolhe a melhor fechadura para cada tipo de porta de vidro
vp_fechadura1 cópia

Fechadura não é tudo igual! Dependendo da tipologia da porta ou janela, função e local de uso, a fechadura precisa ser diferenciada. Cabe ao vidraceiro indicar o melhor modelo de acordo com a necessidade.

9 — Sempre está atento para ensinar o cliente a manusear e limpar o sistema instalado
Woman cleaning window
Instalação concluída, chega a hora de mostrar como funciona! O vidraceiro é o profissional que ensina como cuidar do produto adquirido da melhor forma, de maneira a fazer a sua vida útil ser prolongada.

10 — Por fim, mas não menos importante, ele oferece um bom atendimento, é pontual, proativo e atencioso
Handyman smiling at camera in tool belt
O vidraceiro é o seu consultor de vidros. Um profissional que conhece o produto que vende e oferece atendimento personalizado. Ele orienta sobre todas as facetas do material e informa quais as garantias e cuidados que você deve ter.

Feliz Dia do Vidraceiro!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters