Vidroplano
Vidroplano


Atenção na hora de colocar os protetores no vidro!

21/12/2017 - 11h17

Protetores são produtos muito importantes para qualquer pessoa que trabalha com vidro: sua função é trazer segurança para as peças em relação aos perigos presentes em seu transporte (incluindo carga e descarga) e armazenamento, como impactos, danos superficiais e vibrações.

Mas não basta colocá-los no vidro se isso não for feito com cuidado. Por isso, siga as dicas abaixo:

 

intercalário- Por dentro do pH!

Antes de colocar intercalários (protetores na face do vidro, geralmente feitos de borracha, cortiça ou papelão), pergunte ao fabricante do produto qual é o seu pH para evitar manchas: vidros baixo-emissivos, por exemplo, não podem receber intercalários com pH ácido, enquanto os protetores com pH alcalino não devem ser usados com peças sodo-cal (vidros comerciais mais baratos, com óxido de sódio e óxido de cálcio, com resistência baixa a mudanças bruscas de temperatura e produtos químicos corrosivos).

 

 

umidade- A umidade é inimiga da perfeição!

Por isso, só coloque protetores ou embalagens no vidro quando ele já estiver seco e limpo.

 

 

 

tempera- Superfície sem cola!

Não adesive qualquer material intercalário na superfície do vidro durante o seu processamento.

 

 

 

colar- Pelo bem do grupo!

A colocação do “vidro de sacrifício” é recomendada nas extremidades de pacotes de peças com face metalizada ou revestimento especial: ele é uma chapa diferente das demais sendo transportadas ou armazenadas, não recomendada para uso, que estará mais sujeita aos riscos nessas etapas. Assim, esse vidro “protege” as outras peças presentes no pacote.

 

Para conhecer os principais tipos de protetor e embalagem e os diferenciais dos produtos de algumas empresas, leia a reportagem especial na edição de junho de 2016 de O Vidroplano!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters