Vidroplano
Vidroplano


Confira dicas de preservação dos vidros revestidos

08/11/2018 - 11h44

Os vidros com coating, também chamados de revestidos, são todos aqueles em que a chapa float recebe um revestimento metálico, invisível a olho nu, aplicado a uma de suas faces. Alguns tipos de vidros revestidos são os de controle solar, baixo-emissivos (low-e), autolimpantes e antirreflexo.

Vidros revestidos são materiais de valor agregado. O trabalho com eles precisa ser feito com muito cuidado para evitar danos no revestimento da peça e garantir que ela forneça o desempenho esperado. Veja a seguir algumas dicas para esse trabalho:

 

 

Saiba como ele foi feito!

Existem dois processos de fabricação usados pela indústria. Os vidros revestidos por processo online (pirolítico) são fabricados na própria linha de float. Já no revestimento por processo offline (magnetrônico), a aplicação é feita após a produção do float, em uma linha independente e com o vidro em temperatura ambiente.

 

 

- Vidros revestidos de controle solar tem classificação!

A norma NBR 16023 — Vidros revestidos para controle solar – Requisitos, classificação e métodos de ensaio separa os vidros em 4 classes: A, B, C e D. Ao adquirir uma peça desse tipo, não deixe de consultar o fabricante sobre a classe do vidro para que a utilização seja de acordo com a norma.

 

Do lado certo!

A face do vidro em que o coating é aplicado deve ser instalada de forma que garanta a sua preservação. Algumas classes de vidro revestido de controle solar permitem a aplicação na forma monolítica, desde que a face revestida esteja voltada para o ambiente interno (classe B). Porém, a maioria deles (classes C e D) requer essa face totalmente protegida, ou seja, em contato com a camada intermediária (interlayer), nos laminados, ou voltada para dentro da câmara de ar, nos insulados.

Atenção: no caso do vidro revestido autolimpante, ele precisa ser aplicado com a face revestida voltada para o ambiente externo para desempenhar sua função.

 

 

- Manuseie com cuidado!

Deve-se evitar o contato com a face revestida. Mesmo com luvas limpas e secas, o manuseio das peças deve ser realizado por meio das bordas, nunca em contato direto com o coating.

 

Limpeza especial!

Não use produtos químicos ou abrasivos para limpar a face revestida do vidro. Para esse serviço, água e sabão neutro são suficientes.

Objetos metálicos, como estiletes, chaves de fenda, palha de aço etc, também não devem ser utilizados no produto, porque podem danificar o revestimento.

Marcações com etiquetas ou canetas não podem ser feitas do lado com coating.

 

Na hora de guardar!

O armazenamento de vidros com coating deve ser feito em local seco, ventilado e protegido de qualquer umidade. Publicada este ano, a NBR 16673 Vidros revestidos para controle solar – Requisitos de processamento e manuseio recomenda que o revestimento dos vidros de controle solar monolíticos deve ser protegido por uma embalagem protetora dos resíduos da obra, como poeira, umidade e detritos.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters