Vidroplano
Vidroplano


Conheça três boas práticas para ser um bom líder

05/04/2018 - 13h24

Cuidar da gestão de uma empresa – como uma processadora ou uma vidraçaria –  ou de um departamento é muito mais difícil do que pode parecer para quem está fora do processo: é preciso garantir que cada atividade seja feita direito, que os setores estejam integrados e que os resultados gerados sejam positivos.

Uma das maiores falhas de um gestor é não ser um bom líder para sua equipe: sem alguém que oriente os funcionários com clareza ou que inspire determinação neles, são grandes as chances de erros na produção e baixa produtividade, entre outros problemas. Mas, como ser um bom líder? A seguir, apresentamos três pontos importantes:

Oriente com clareza e paciência!
liderança_explicacao
Muitos chefes dão ordens sem grandes explicações, como se seus funcionários já tivessem entrado na empresa sabendo tudo que precisa ser feito e como precisa ser feito. Isso não existe: todos precisam de uma orientação para seus trabalhos – até você precisa de vez em quando. Por isso, explique cada ponto que considera necessário para que uma tarefa seja feita da forma como quer.

Evite apontar dedos!
Carpentry teacher giving security instructions in workshop
Quando acontece um problema, é comum procurar o culpado e desmoralizá-lo. Mas esse tipo de atitude quase sempre resulta no efeito oposto: em vez de ajudar o funcionário a evitar o mesmo erro, tira sua motivação e o faz sentir-se que está sozinho. Assuma a responsabilidade pela sua equipe, e aponte as práticas erradas de forma respeitosa, como você gostaria que fosse feito se o erro fosse seu.

Esteja ao lado da equipe, não acima dela!
Group of business people assembling jigsaw puzzle
Um bom líder acompanha o trabalho de sua equipe, identifica e ajuda a corrigir erros antes que eles causem problemas para toda a empresa mais tarde, além de ouvir as sugestões dos funcionários e discutir com eles a melhor forma de implementá-las. Colocar-se como parte do time, e não seu “dono”, é uma boa forma de aproximar sua equipe e motivá-la a sempre melhorar.

Em linhas gerais, um bom líder não é aquele que manda em sua equipe, e sim que a inspira. Mas há muito mais que um bom líder deve saber: uma dica para se especializar nessa função são os cursos online oferecidos gratuitamente pela Abravidro aos seus associados — pela plataforma Catho. Sobre o assunto, existem cursos com os temas:

– Liderança
– Como influenciar pessoas
– Gestão de equipes
– Gestão de pessoas
– Gestão de projetos
– Tendências de gestão empresarial
– Administração de recursos humanos
– Departamento pessoal modelo
– Estratégias de avaliação de pessoas

Para saber mais sobre eles, fale com a nossa área de Atendimento, pelo telefone (11) 3873-9908 ou e-mail abravidro@abravidro.org.br.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters