Vidroplano
Vidroplano


Dia Mundial da Água: quatro formas de economizá-la na empresa vidreira!

22/03/2017 - 16h56

Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. Essa data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 1992, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância desse recurso para a nossa sobrevivência e a necessidade de conservá-lo.

Quem trabalha com nosso material sabe que a água é um elemento importante para o setor: segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), para a fabricação de 1 kg de vidro plano, é necessário o consumo de 0,6 litro de água. Não é um consumo grande em relação a outros produtos, como carros (5.600 litros de água por unidade), computadores (1.500 litros de água por unidade) ou papel (250 litros de água para 1 kg de papel), mas ainda representa um volume expressivo de água.

A boa notícia é que existem formas racionais de diminuir seu uso — e, como consequência, economizar dinheiro. Quer saber como usar água com responsabilidade na sua empresa? Confira as dicas a seguir

1 – Identifique vazamentos!
Um pequeno furo de apenas 2 mm de diâmetro num encanamento desperdiça até 3.200 litros de água em um dia.

Existe uma forma simples de se observar a existência de vazamentos:
-feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não use os sanitários;
-você irá anotar o número que aparece no hidrômetro ou marcar a posição do ponteiro maior desse equipamento;
-após uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou;
-em caso positivo, é sinal de que há algum vazamento na sua empresa. Nesse caso, procure uma empresa especializada em encanamentos para identificar o local do vazamento e consertá-lo.

2 – Adote equipamentos econômicos!
Na hora de comprar maquinários, verifique o consumo de água necessário para o funcionamento de cada um. Hoje, fabricantes contam com soluções econômicas.

E não se esqueça das mudanças em pequena escala, como a instalação de torneiras automáticas, que permitem uma redução de 20% no consumo de água em relação à torneira convencional;

3 – Reaproveite a água sempre que possível!
Embora seja imprópria para consumo, a água de reuso pode ser utilizada em diversas aplicações, como a refrigeração de equipamentos, lavagem de pátios e até mesmo a limpeza de vidros e espelhos. Dessa forma, em vez de descartar a água após seu uso, vale a pena analisar a viabilidade de se instalar um sistema de reciclagem e tratamento;

4 -Não se esqueça das medidas básicas!
Basta usar um pouco a cabeça para perceber casos em que gastamos mais água do que o necessário. Desligue todos os dispositivos como mangueiras e torneiras quando não estão sendo usados. Já no caso da limpeza, analise para cada caso se é realmente necessário usar água ou se o trabalho pode ser feito com vassoura ou balde e pano.

 

Vale observar que várias empresas vidreiras no País já adotaram medidas para o uso racional da água. Quer saber o que elas fizeram para seguir o exemplo? É só conferir a reportagem na edição nº 504 da revista O Vidroplano!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters