Vidroplano
Vidroplano


Dicas para a fixação do vidro com fita dupla face!

24/07/2019 - 10h59

Além de adesivos líquidos, você sabia que é possível fixar espelhos e vidros com dupla face? Essas fitas são recicláveis e resistentes a dilatações térmicas e intempéries. Algumas delas, inclusive, permitem a colagem estrutural de peles de vidro. Ficou interessado nessa opção? Então, acompanhe as nossas dicas!

- Atente-se a capacidade do produto

fixacao-fita-dupla-face
Para escolher a opção certa você deve saber o peso e as dimensões do objeto que será fixado. Os fabricantes de cada produto costumam indicar sua capacidade.

- Vidro limpo é vidro bem colado!

Woman cleaning window
Poeira e sujeiras podem comprometer a adesão da fita ao vidro/espelho ou ao substrato em que ele será fixado. Por isso, limpe tanto a peça como a superfície em que a colagem será feita com álcool isopropílico. E para colagem do nosso material, procure pelas dupla-face invisíveis.

- Tome cuidado com os dedos

fixacao-fita-dupla-face (2)
Ao aplicá-la de forma contínua em todo o contorno da peça, evite o contato direto das mãos nas partes adesivas dela.

- Reforce a colagem

Cool Realistic White plastic bucket. Vector
O nível da fixação da peça ao substrato pode ser melhorado com o uso de primer ou outro promotor de adesão. Verifique com o fabricante da fita se ela também fornece esses produtos e opte por acessórios da mesma marca, pois eles são produzidos para trabalharem em conjunto.

- Não deixe bolhas

Paint roller brush isolated on white background
Após colocar a fita, pressione-a com firmeza em ambos os lados (isso pode ser feito manualmente ou com o uso de rolos), para remover bolhas de ar e aumentar a área de contato.

- Colou, ficou!

fixacao-de-vidro-com-dupla-face-2
Evite remover ou mudar a posição do vidro ou espelho após ele ter sido colocado: isso compromete sua ancoragem total no substrato.

- Não esqueça a circulação de ar

fixacao-fita-dupla-face-1
No caso específico de espelhos, sua fixação precisa permitir a circulação de ar entre a peça e a parede. O espaçamento mínimo é de 3 mm e a fita deve ser aplicada no sentido vertical da peça. Isso é importante para evitar o acúmulo de umidade atrás do espelho, o que pode causar sua oxidação. Fiquem atentos! Para colagem de espelhos as fitas devem ser isentas de solventes orgânicos.

Agora, ficou mais fácil utilizar fitas dupla face, não é verdade?
Esperamos que com nossas dicas você tenha aprendido a utilizar esse material tão útil e prático para o seu dia a dia. E para conhecer mais sobre os produtos para fixação e vedação de vidros, vale a pena conferir a reportagem sobre o assunto na edição de agosto de 2017 de O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters