Vidroplano
Vidroplano


Direito ‘antidumping’ provisório é aplicado a vidros automotivos chineses

01/07/2016 - 13h58

Depois de cerca de oito meses de investigação, o governo brasileiro determinou a aplicação de direito antidumping provisório aos vidros automotivos laminados e temperados importados da China por um prazo de até seis meses.

A medida é consequência de uma investigação que corre desde outubro do ano passado. Em maio deste ano, foi identificado de maneira preliminar que houve dumping e dano à indústria doméstica dele decorrente. A decisão de aplicar o direito antidumping provisório saiu agora, no dia 24 de junho, quando foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Resolução Nº 52, de 23 de junho de 2016.

O direito será recolhido sob a forma de alíquota específica, conforme os valores abaixo:

País Produtor/Exportador Direito antidumping provisório (US$/t)
China BSG Auto Glass Co. Ltd 983,46
Fuyao (Fujian) Bus Glass Co. Ltd.
Fuyao Fujian Glass Encapsulation Co.Fuyao Group Shanghai Automobile Glass Co.Ltd
Fujian Wanda Automobile Glass Industry Co., Ltd.
Guangzhou Fuyao Glass Co.Ltd
310,33
Dongguang Benson Automobile Glass Co., Ltd.
Saint Gobain Hanglas Sekurit (Shanghai) Co., Ltd
Shenzen Benson Automobile Glass Co.Ltd
Xinyi Automobile Glass (Shenzhen) Co. Ltd
2.485,22
ACS Advanced Confort Systems Shanghai Co. Ltd
AGC Automotive China Co. LtdAGC Automotive Foshan Co. Ltd
Anhui Jianghuai Automobile Co. Ltd
BMW China
Brilliance Shineray Chongqing Automobile Co. Ltd.
Changshu Syp Special Glass Co. Ltd
Changzhou Hongxie Safety Glass Co. Ltd
Charlies Auto Glass
Chery Automobile Co.Ltd
China Faw Group Import and Export Co.Ltd
China National Heavy Duty Truck Group Co.Ltd
Chongqing Lifan Ind (Group) Imp & Exp Co.Ltd
Chongqing Sokon Motor (Group) Imp.&Exp.Co.Ltd
Chongqing Transway E & M Co.Ltd
Dezhou Jinghua Group Zenhua Co.
Dongfeng Peugeot Citroen Comp Ltd
Duobao Precise Industry (Yantai) Co.Ltd
Durr Paintshop Systems Engineering (Shanghai) Co.Ltd
Ensign Heavy Industries Co.Ltd
Henanyahua Safety Glass Co.Ltd
Iveco (China) Commercial Vehicles Sales Co.Ltd
Jianxin Zhao’s Group Corp
Jinan Ruiheng Auto Parts Co.Ltd
Lonking Machinery Co.Ltd
Naveco Ltd
Qingdao Blossom International Co.Ltd
Rider Glass Company Limited Qindgao China
Sany Heavy Machinery Limited
Shandong Pgw Jinjing Automotive Glass Co.Ltd
Shanghai Auto Import&Export
Shanghai Wellgoing Enterprise Development Co.Ltd
Soucy International
Xiamen Great Zhou Construction Machinery Co.Ltd
Xiamen Shunfa Glass Products Co.Ltd
Xiamen Sute Construction Machinery Co.Limited
Xuchang Huanyu Safety Glass Co.Ltd
Zhengzhou Nissan Automobile Co.Ltd
Zoomlion
2.262,25
Demais 2.485,22

 

Vale ressaltar que o direito antidumping provisório não será aplicado sobre todos os vidros automotivos chineses: estão isentos os vidros blindados, vidros para tetos solares elétricos (para automóveis e veículos comerciais leves) e vidros voltados para motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos, quadriciclos, tratores de rodas ou de esteiras, motocultores, cultivadores motorizados, colheitadeiras, guindastes, plataformas elevatórias, poliguindastes, dumpers para uso fora de estradas (off-the-road), retroescavadeiras, cabinas de maquinário não autopropulsado, locomotivas, aeronaves e embarcações.

Audiência
No dia 23 de junho, véspera da publicação da resolução, uma audiência foi realizada entre membros dos governos brasileiro e chinês, representantes das empresas exportadoras e importadoras dos vidros em questão, e integrantes da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidros (Abividro) – autora da petição do processo de investigação desses produtos.

O objetivo do encontro foi discutir, entre outros tópicos, se os tipos de vidros automotivos importados da China eram fabricados no Brasil e se havia a intenção de fabricar no País determinados vidros não encontrados atualmente — como vidros de carros importados para o mercado de reposição.

Entenda o caso
Em 30 de abril de 2015, a Abividro protocolou no Departamento de Defesa Comercial (Decom) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) uma petição para investigação de dumping nas exportações para o Brasil de vidros automotivos temperados e laminados vindas do México e da China. A investigação teve início no dia 29 de junho do mesmo ano.

Porém, a Secex informou, em circular do dia 27 de agosto, que a investigação havia sido encerrada, por considerar que o material era insatisfatório para o prosseguimento do processo, devido à insuficiência de informação prestada pela indústria doméstica.

A Abividro protocolou uma nova petição, dessa vez contemplando apenas as exportações originárias da China, no dia 29 de outubro. A iniciativa levou à investigação atualmente em andamento, iniciada em 8 de janeiro de 2016.

No dia 10 de maio, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC informou que havia identificado preliminarmente a existência de dumping nas exportações feitas para o Brasil de vidros automotivos temperados e laminados vindos da China, e detectado que elas causaram dano à indústria doméstica.

O que é ‘dumping’?
O dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país vender seus produtos por preços abaixo de seu valor normal (preço praticado no mercado interno do país exportador) para outro país, causando dano aos fabricantes de produtos similares concorrentes no local.

Quando essa prática é comprovada, as medidas antidumping são aplicadas para neutralizar os efeitos danosos à indústria nacional causados pelas importações objeto de dumping.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters