Vidroplano
Vidroplano


Em São Paulo, 9º VidroSom debate papel do vidro no conforto acústico

29/09/2016 - 11h12

O 9º VidroSom — Seminário de Soluções Acústicas em Vidro foi realizado na última sexta-feira, dia 23, no São Paulo Expo, centro de exposições da capital paulista. Organizado pela Atenua Som com apoio institucional da Abravidro, o evento reuniu arquitetos, consultores e profissionais do setor vidreiro e de esquadrias. Na pauta, a troca de informações e capacitação técnica a respeito do papel do vidro no conforto acústico de edificações.

Palestras de especialistas
A primeira apresentação foi de Remy Dufrayer, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Cebrace. Além de apresentar conceitos básicos sobre acústica (frequência, intensidade, espectro de ruído), comentou estratégias para atenuação do som a partir de vidros como os insulados e laminados com PVBs acústicos.

José Guilherme Aceto, diretor da Avec Design, falou sobre tendências e novas tecnologias para envidraçamento, a partir de cases nos quais a empresa participou ao longo dos anos. Na sequência, a engenheira Michele Gleice, diretora-técnica do Instituto Tecnológico da Construção Civil (Itec), abordou as normas técnicas, ensaios e verificações de desempenho das esquadrias e mostrou acidentes causados por produtos e instalações fora das normas.

Mais conteúdo técnico
Após um coffee break, os participantes assistiram à apresentação de Fernando Westphal, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Westphal analisou os benefícios da utilização de vidros de controle solar em fachadas, incluindo também os fatores acústicos desse produto.

Por fim, Edison Claro de Moraes, diretor da Atenua Som e criador do VidroSom, subiu ao palco para sua palestra. Entre os temas abordados, destacaram-se a importância de se entender o ruído que se quer bloquear e as novas tecnologias aplicadas a esquadrias para barrar o barulho.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters