Vidroplano
Vidroplano


Glass 2018: setor vidreiro pronto para a retomada do crescimento

12/05/2018 - 18h09

Ao discursar na cerimônia de abertura da Glass South America 2018, o presidente da Abravidro, José Domingos Seixas, trouxe alguns dados animadores, revelados pelo Panorama Abravidro 2018. O estudo, lançado com exclusividade na feira, aponta que o consumo de vidros planos no Brasil se estabilizou após dois anos de queda e revela que 85% dos empresários vidreiros estão otimistas para 2018.


No momento em que produzimos essa reportagem, logo após o fechamento dos portões do São Paulo Expo, a sensação é de que o otimismo apresentado nos dados do Panorama se confirma na prática. Os números finais ainda serão divulgados pela NürnbergMesse Brasil, organizadora da mostra, mas o resultado preliminar é de que em 2018 tivemos 20% a mais de visitantes que na edição anterior, em 2016.

Nossa equipe de reportagem circulou durante os quatro dias do evento, de 9 a 12 de maio, por todos os corredores, visitando cada uma das empresas expositoras. Em síntese, notou-se um grande entusiasmo desses players, bastante satisfeitos com as interações que puderam fazer. Na ala que concentrava as empresas de maquinários, foi recorrente a imagem de avisos de equipamentos vendidos durante a mostra.

Tendências são apontadas e confirmadas
Sobre o que foi apresentado pelas usinas de base e processadoras, detectou-se que a Glass confirmou sua tradição de trazer para o mercado o que há de novo no setor. As empresas estão apostando em vidros cada vez mais adaptados às necessidades do público brasileiro e que exploram ao máximo algumas características como integração, beleza e proteção.

Os que atuam fornecendo acessórios e insumos demonstraram que o leque de produtos personalizados para as mais variadas demandas dos vidreiros só cresce. Sobre maquinários, viu-se que a entrada do setor na Indústria 4.0 é cada vez mais perceptível, dada a inteligência digital e as possibilidades de integração e personalização dos equipamentos. A cobertura completa dos destaques de cada empresa você confere na edição de junho de O Vidroplano. Algumas tendências que notamos, no entanto, podem ser vistas neste vídeo.

Aplicações inusitadas
Outro ponto a ser destacado foram as aplicações inusitadas do vidro. Também foi interessante o maior uso das características do material na montagem dos estandes: muitas empresas fugiram do convencional, usando-o como elemento estrutural de seus espaços.

Onde o setor se encontra
Uma marca que se manteve nesta edição foi a dos eventos que acontecem de maneira simultânea à exposição nos estandes. O congresso Glass Façades Day discutiu a aplicação do vidro em fachadas. Além disso, empresas aproveitaram a ocasião para promover diversas ações especiais de relacionamento com os clientes.

O estande da Abravidro, localizado ao lado do espaço Vidro em Ação, foi verdadeiro ponto de encontro de visitantes de todo o Brasil e também de fora do País. Lá, todos puderam conhecer as ações da associação, como os programas #TamoJuntoVidraceiro e De Olho no Boxe. Além disso, viram diversas aplicações do vidro de acordo com as normas técnicas e se informaram sobre os produtos e serviços da entidade.

Até 2020
Uma mudança bastante significativa deste ano foi o local onde a feira é realizada. A mostra deixou o Transamerica Expo Center e foi para o São Paulo Expo (antigo Centro de Exposição Imigrantes). Reformado pelo grupo francês GL Events e localizado em uma região mais central da capital paulista, o espaço agradou a expositores e visitantes. Segundo a NürnbergMesse Brasil, o balanço final do evento foi bastante positivo. A empresa ainda revelou a data da próxima edição: 3 a 6 de junho de 2020.

No fim, a convicção de quem participou da 13ª Glass South America é de que, depois de trabalhar com muito afinco durante os momentos mais complicados da crise, o setor está preparado para um novo ciclo de crescimento.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters