Vidroplano
Vidroplano


Panorama Abravidro 2018: os números atualizados do setor vidreiro

09/05/2018 - 13h23

O Panorama Abravidro 2018 já está disponível para leitura. A edição deste ano do único estudo econômico e produtivo do setor vidreiro do Brasil, produzido pela Abravidro com apoio da GPM Consultoria, conta com novas formas de apresentar os dados, além de trazer informações inéditas sobre o mercado.

Novidades
A partir de agora, os resultados são apresentados em m², não mais em tonelagem. Afinal, m² é a unidade mais comum em nosso comércio, pois o setor produz e vende usando essa medida. Os indicadores da indústria também estão presentes, deixando o entendimento dos números mais simples. Mais uma mudança está na ausência de informações a respeito dos vidros automotivos — o foco agora está todo nos processados.

A eficiência das empresas também passou a ser avaliada. A produtividade do setor (m2 produzido por funcionário ao ano) servirá para identificar oportunidades de melhoria nos negócios. Outra informação inédita é o preço médio do vidro processado (laminado e temperado) — o objetivo é mostrar a evolução da agregação de valor na indústria de transformação a partir de 2009.

Otimismo para 2018
O Panorama Abravidro mede ainda a expectativa dos empresários para os negócios: 56% das empresas que responderam ao questionário para o estudo afirmaram que esperam aumentar o faturamento, enquanto 73% disseram possuir alguma intenção de investimentos em seus pátios fabris.

Alguns dados do vidro em 2017
- Faturamento de vidro processado
R$ 3.967.000.000
Queda de 6,5% em relação a 2016

- Consumo de vidro processado
54.742.378 m²
Estável em relação a 2016

- O vidro temperado é o processado mais consumido: representa 64,5% do total

- Produtividade

Média de 2.020 m² de vidro processado por funcionário (total de 27.103 colaboradores)

Leia o Panorama Abravidro 2018 na íntegra

O que é?
O Panorama Abravidro é publicado anualmente desde 2012, atendendo a demanda do mercado por informações sobre o segmento de vidros planos. Por meio dele, todos têm um retrato real do desempenho de nosso setor, a Abravidro tem dados concretos para nortear suas ações e as empresas podem planejar seus próximos passos.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters