Vidroplano
Vidroplano


Artigo: Lições de empreendedorismo que podemos ter com Neymar

23/08/2017 - 16h14

Duas vezes por mês, publicamos aqui no portal artigos que abordam temas importantes para a gestão de empresas e equipes. O artigo abaixo foi escrito por Patrícia Janczak. 

O craque da Seleção Brasileira, Neymar, acaba de trocar o Barcelona pelo Paris Saint Germain, em uma transação que custou ‎€ 222 milhões (R$ 812 milhões) e fez dele o jogador mais caro na história do futebol. E com esta mudança, Neymar nos deu uma grande lição de empreendedorismo.

Com esta afirmação, é possível que você esteja se perguntando: o que a decisão do Neymar em trocar de clube tem a ver com empreendedorismo?

É justamente sobre isso que iremos tratar nas próximas linhas. Confira!

O que é empreendedorismo
O termo empreendedorismo refere-se ao ato de empreender, ou seja, fazer algo novo e diferente dentro de um mercado, de uma empresa ou para a sociedade. No mundo dos negócios, o termo se refere à busca por novas oportunidades por meio da criatividade e da inovação.

Se utilizarmos a analogia feita com o Neymar, concluímos que foi justamente isso que ele fez. Buscou um time “médio” para transformar em “grande”, ou seja, assumiu o desafio de tornar o PSG no maior clube da Europa.

Características de um empreendedor
Ser empreendedor significa ser motivado pela autorrealização, pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Existem pesquisas no mundo todo para identificar características em pessoas de sucesso, e a mais básica de todas é o desejo de realização.

Tal desejo que leva as pessoas a acreditarem e serem apaixonadas pelo que fazem. Os empreendedores estão sempre preocupados em melhorar nas habilidades menos desenvolvidas e se aprimorar nas mais fortes.

O que diferencia o empreendedor das outras pessoas é a maneira de como percebe a mudança e lida com as oportunidades tendo iniciativa para gerar um novo negócio, assumindo riscos calculados, criando sempre valor para a sociedade.

Podemos citar como características do empreendedor:
- Criatividade

– Capacidade de organização e planejamento

– Responsabilidade

– Capacidade de liderança

– Habilidade para trabalhar em equipe

– Gosto pela área em que atua

– Visão de futuro e coragem para assumir riscos

– Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio

– Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas)

– Saber ouvir as pessoas

– Facilidade de comunicação e expressão

Neymar, um grande empreendedor
Como atleta, Neymar é um empreendedor do seu próprio corpo, do seu próprio desempenho. A ida para o PSG demonstrou sua visão de empreendedorismo, pois deixou o Barcelona – e a sombra de Lionel Messi – para se tornar protagonista.

Ele saiu do “conforto” do emprego fixo para se tornar protagonista da própria história, em carreira solo. Ele enxergou que aos 25 anos idade, no auge da sua carreira, era o momento de reinventar-se.

É possível empreender dentro da própria empresa
Neymar nos deu uma grande lição: é possível empreender dentro do nosso próprio negócio. Mas não precisamos mudar de empresa para que isso aconteça, podemos fazer isso dentro do atual ambiente corporativo.

Para isso basta estarmos atentos às novas tendências e buscar diferenciais, criando ferramentas novas a serem utilizadas para promover o negócio ou serviço. Utilizar um software de gestão pode ser um caminho, já que por meio dele podemos ter  diante dos olhos um volume especial de informações, reunidos em uma só plataforma, que nos possibilita analisar melhor os riscos. E também vislumbrar cenários possíveis, descobrindo onde seria mais adequado alocar recursos e fazer investimentos.

Mas, para se manter no mercado, é preciso ir além de ser empreendedor. Este é apenas o primeiro passo. Depois, é necessário ter persistência, estar sempre buscando atualizações e cursos de aperfeiçoamento, além de estar permanente atento à divulgação da marca.

Não há fórmula correta, mas de uma coisa já podemos ter certeza: a exemplo do Neymar, para alcançar o sucesso é necessário muito mais do que talento. Uma boa dose de empreendedorismo pode ser o fator chave para a conquista dos grandes títulos.

Por Patrícia Janczak, da FoccoERP.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters