Os vidros duplos, também conhecidos como vidros insulados, são produtos de grande valor agregado e, por isso, trazem conforto térmico e acústico, além de economia de energia para os ambientes em que são aplicados. Mas, para garantir seu bom desempenho, o trabalho do vidraceiro é uma peça chave. Por isso, não deixe de seguir os conselhos abaixo sempre que for instalar esses vidros:
– Nada menos que a perfeição!
Antes mesmo de ir para a obra, verifique se a selagem primária de cada peça insulada está em perfeitas condições: isso previne a entrada de umidade e de sujeira na câmara de ar.
– Quem não cola, não sai da… vidraçaria!
Antes de realizar a instalação, observe as condições do ambiente para escolher o silicone ideal e calcular como o trabalho deve ser feito. Umidade e temperatura influenciam no tempo de cura do produto, por exemplo.
– Produto certo para a instalação certa!
Para colocar insulados em fachadas estruturais, a fixação deles na esquadria só pode ser feita com silicone estrutural específico para esse tipo de vidro.
– Onde está, fica!
Após aplicar o selante na peça encaixada na esquadria, não a movimente até que seu tempo de cura seja concluído. Isso ajuda a evitar falhas na fixação.
A edição nº 435 de O Vidroplano tem uma reportagem especial com dicas para quem quer evitar sustos na instalação de diferentes tipos de vidro: vale muito a pena conferir!