Vidroplano
Vidroplano


Por que deve-se usar apenas laminados de segurança em guarda-corpos?

26/06/2024 - 10h53

Assim como em outras edições da Glass South America, o espaço Vidro em Ação deste ano mostrou para os visitantes da maior feira vidreira da América Latina os principais ensaios para atestar a resistência e demonstrar o comportamento de quebra dos vidros de segurança. Há dois tipos que recebem essa classificação: os temperados e os laminados.

Como o vidro temperado é considerado um vidro de segurança, alguns podem pensar que esse produto pode ser aplicado em guarda-corpos. Errado!
Nesse tipo de aplicação, somente o vidro laminado de segurança pode ser usado. O Vidro em Ação da Glass 2024 fez questão de mostrar, com um teste prático, por que há essa restrição – assista ao vídeo aqui.

Comportamento do temperado
O temperado é um vidro até cinco vezes mais resistente que o vidro comum. Quando ele se quebra, estilhaça em pequenos fragmentos pouco cortantes – e, com isso, o vão que ele preenchia no guarda-corpos fica aberto. Assim, há riscos tanto para quem se encontra no pavimento do guarda-corpos (que pode cair pela abertura) como para quem se encontra abaixo dele (que pode ser atingido pela queda do próprio vidro e de algo que passe pelo vão).

Comportamento do laminado
O vidro laminado de segurança, por sua vez, mantém os fragmentos de suas lâminas presos ao interlayer (camada intermediária que promove a adesão entre as peças) em caso de quebra. Desta forma, o vão preenchido por ele permanece fechado, dando tempo para que o painel seja substituído por outra peça sem que haja o risco de queda até que a troca seja feita.

Laminado de temperados
Vale destacar que, embora o vidro temperado não possa ser usado em guarda-corpos como um painel monolítico (isto é, composto por uma única peça), ele pode ser utilizado na composição do laminado de segurança – com isso, ele agrega a resistência mecânica do temperado à propriedade do laminado de manter sua estrutura no lugar em caso de quebra.

Por isso, lembre-se: ao comprar, vender ou instalar um guarda-corpos, use sempre vidros laminados de segurança!

Foto: Marcos Santos e Meryellen Duarte

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters