Vidroplano
Vidroplano


Raia Olímpica da USP ganhará muro de vidro

19/07/2017 - 16h33

Nesta quarta-feira, 19 de julho, o prefeito da cidade de São Paulo, João Doria, reuniu jornalistas de diversos veículos de imprensa para anunciar que o muro que separa a Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP) da Marginal Pinheiros será substituído por painéis de vidro temperado com película de segurança. A Guardian será responsável pelo fornecimento de cerca de 15 mil m² de vidros float 10 mm, cujo processamento ficará a cargo da Tempermax, que os temperará e aplicará película de segurança para retenção de estilhaços em caso de quebra. Já a Ci&Lab foi responsável pelo projeto e laudo dos painéis da obra, que terá início em setembro, com inauguração marcada para o dia 25 de janeiro de 2018.

O anúncio se deu em solenidade com a participação da imprensa, na prefeitura da cidade, e também contou com a presença do reitor da USP, Marco Antônio Zago, designer de interiores Joia Bergamo, responsável pelo projeto, e Angelo Derenze, diretor-geral do shopping D&D e coordenador do projeto, entre outros.

coletivaprefeituraspSegundo Doria, o objetivo do muro de vidro é integrar a Cidade Universitária ao dia a dia dos cidadãos paulistanos, aproximando-a dos cerca de 3 milhões de pessoas que passam pela marginal todos os dias. O projeto foi elogiado pelo reitor da USP, o qual considera que o muro atual remete mais a um presídio do que a uma universidade, isolando uma da outra. Para ele, como a universidade deve interagir e conversar com a sociedade, a transparência do vidro é uma forma de aproximá-las.

Joia Bergamo, que assina o projeto da nova estrutura, lembrou que ela não será simplesmente um muro de vidro, mas uma verdadeira vitrina da USP, mostrando para toda a cidade a beleza e o verde da Cidade Universitária.

De acordo com estudos realizados pela universidade, o novo muro terá o mesmo desempenho que o de concreto para barrar a poluição sonora. Todos os custos da obra serão pagos pelas próprias empresas participantes do projeto, desonerando a prefeitura de São Paulo e a USP.

Veja o vídeo que a Prefeitura de São Paulo divulgou:

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters